Projeto promovido pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi inaugurado na última quarta-feira, 5, e apresentou durante a abertura o conceito de Cafeteria Escola que será disponibilizada para a comunidade da UFLA e do município de Lavras e região.
Durante a inauguração foram servidos 2.500 cafezinhos, totalizando a degustação de 125 litros da bebida.
O café servido é produzido na própria InovaCafé, o CAFESAL, nome que presta uma homenagem à antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e que intitula a Cafeteria Escola “CafEsal”.
Durante a degustação, as pessoas foram orientadas sobre o consumo consciente do açúcar, e alguns estudantes provaram o café sem o produto, afinal quando a bebida é boa, a adição de açúcar é dispensável.
A Cafeteria Escola vem qualificar estudantes, professores, funcionários e comunidade externa no preparo e consumo de cafés de qualidade.
A sua proposta é diferente e o seu horário de funcionamento também, a cafeteria vai funcionar em dias e turnos alternados, oferecendo serviço convencional de cafés para o público e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas, para saber a programação semanal, basta acessar a página da cafeteria no Facebook.
Confira alguns dos serviços que serão oferecidos pela cafeteria:
·Venda do café produzido pela InovaCafé (o CafEsal), grãos, torrado ou moído;
·Venda de café espresso, cappuccino e outras bebidas à base de café;
·Degustações comentadas de cafés;
·Treinamentos sobre técnicas de preparo e bebidas à base de café;
·Eventos sobre café e espaço aberto para eventos da comunidade.
Poesia & Café
Quem visitou a cafeteria conferiu o trabalho do escritor Carlos La Terza. O autor do livro “Leite de Pedra” apresentou sua obra que é feita de forma artesanal e reúne poesias datilografadas em filtros de café reutilizados.
Os filtros usados para fazer o café que foi servido durante a inauguração foram doados ao autor que criou o projeto “Leitura Sustentável”, que lança livros com poesias de autores mineiros utilizando somente o filtro de café reutilizado como matéria prima.
A Cafeteria CafEsal servirá como ponto de coleta de filtros de papel, assim os estudantes e a comunidade poderão entregar o material no local e o mesmo será destinado ao poeta para confecção dos livros.
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé
Nenhum comentário:
Postar um comentário