Pular para o conteúdo principal

CONFECÇÃO DE PIJAMA INCENTIVA O PLANTIO DE ÁRVORES

Lápis com sementes de embaúba: incentivo ao plantio de árvores 


A cada ano, o homem sente mais as mudanças climáticas. São vários os fatores que levam ao desequilíbrio da temperatura, mas os processos industriais ajudaram na aceleração do aquecimento global. 

O desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e a agricultura intensiva liberam gases do efeito estufa na atmosfera que, por sua vez, aprisionam o calor do sol no planeta e impede que ele seja refletido de volta ao espaço. Essa ação faz com que a atmosfera da terra aqueça e, cada vez mais, a impressão de calor extremo.

O efeito estufa causa furacões, tempestades, secas e enchentes. Também causa o derretimento das calotas polares, aceleramento do processo de desertificação de algumas regiões do planeta, desequilíbrio dos mares e oceanos, desaparecimento de algumas espécies vegetais e animais e intensificação dos incêndios florestais. 

Enfim, o efeito estufa é um câncer com efeitos devastadores se não for tratado com todo cuidado.

O que fazer para combater o efeito estufa? Pesquisadores do mundo todo dão uma fórmula simples: reflorestamento em larga escala. 

É isso mesmo: plantar árvores, principalmente nos grandes centros urbanos, pode ajudar a combater o efeito estufa, pois as árvores reduzem o calor da selva de pedra urbana, evita enchentes e preserva cursos de água.

Preocupada com a situação, a Oficina do Pijama, empresa do polo mineiro de moda íntima (Juruaia), está fazendo sua parte ao incentivar seus clientes a plantar árvores. 

“Ainda que sejam necessários milhões de árvores para minimizar o efeito estufa, é importante conscientizar as pessoas sobre o problema. O que será do futuro do planeta se algo não for feito?”, indaga Sidinéia Ribeiro, sócia proprietária da marca.

Ao fazer compras na loja, o cliente ganha da Oficina do Pijama um lápis que contém uma cápsula em sua ponta com sementes de embaúba. O próprio lápis é feito de madeira de reflorestamento e, depois de usado, deve-se plantar o toco. Quando a cápsula é exposta à umidade, ela se decompõe e liberta a semente para a germinação.

Embaúba
Embaúba é o nome comum de várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia. Originária da Mata Atlântica e, como é pouco exigente em relação ao solo, é muito utilizada para a recuperação de áreas desmatadas. 

As árvores de embaúba possuem troncos ocos e podem chegar a 15 metros de altura. Além disso, é uma planta medicinal, e pode ser utilizada em casos de pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma, coqueluche e diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...