sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AS DISTINTAS LEITURAS E LINGUAGENS ARTÍSTICAS INSPIRADAS EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS


Para celebrar o legado de uma das obras mais contundentes do universo roseano – Grande Sertão: Veredas, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) preparou, gratuitamente, uma programação diversa que pretende retratar a força dessa criação, que ultrapassou a literatura e está presente nas mais diferentes linguagens artísticas.

Passando pelo teatro, a música, a literatura, as artes visuais e o cinema a curadoria procura evidenciar como Grande Sertões: Veredas é um campo fértil para diversas artes e que hoje, mesmo 60 anos depois de seu lançamento, não se extinguiram as possibilidades de interpretação e fruição de um rico conteúdo presente na obra. 

Além disso, o evento dá continuidade às comemorações do legado de Guimarães Rosa, iniciada em julho deste ano pela FCS, dentro das atividades do 2º Inverno das Artes.

Durante quatro dias, serão realizadas 11 atividades, incluindo uma leitura de trechos da obra de Guimarães Rosa por Maria Bethânia; palestra encenada do compositor e escritor baiano Elomar; exposição Imagens do Grande Sertão, de Arlindo Daibert; palestra encenada com o Grupo Ponto de Partida; intervenção do Cochicho Poético; exibição dos filmes Outro Sertão, Noites do Sertão e Grande Sertão Veredas, seguida de bate-papo com as cineastas Glaura Cardoso e Soraia Vilela; além de um seminário que discutirá toda a obra do escritor, com a historiadora Heloisa Starling e o artista José Alberto Pinho Neves.

Obra de inesgotáveis possibilidades, Grande Sertão: Veredas completou 60 anos em 2016. Pela voz de um jagunço, Guimarães Rosa narra uma história de complexidade ímpar, abordando temas universais como amor, morte e religiosidade. 

Como se não fosse o bastante, em Grande Sertão: Veredas, Rosa rompe com a forma tradicional de escrever e é responsável por uma verdadeira revolução literária que desfila filosofia, neologismos e metáforas. 

Criação de quem, único, tinha nas palmas das mãos os recursos literários e a gramática de várias línguas, além de um conhecimento intelectual e uma sensibilidade singulares para as questões humanas.

Distribuição de ingressos
Todos os eventos terão entrada gratuita e serão sujeitos à lotação de espaço. Para o evento em que Maria Bethânia lerá trechos de Guimarães Rosa, a retirada de ingressos será feita hoje, sexta-feira, 4, a partir das 10h, na bilheteria do Palácio das Artes. 

Cada pessoa terá direito a apenas 1 (um) ingresso. Os demais eventos terão a retirada de ingresso 1 horas antes das apresentações.

Serviço
Rosa Expandido
Local: Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Belo Horizonte
Data: 3 a 6 de novembro
Entrada Gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Nenhum comentário: