Pular para o conteúdo principal

ESTADO LAICO É DEFINIDO COMO O TEMA DA 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO

Parada de 2015, completou 20 anos e reuniu 2 milhões de pessoas
A Organização não-governamental Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT-SP) responsável pela Parada do Orgulho LGBT que é realizada na capital paulista há 20 anos, trabalha o ano todo para que o evento, que une alegria e militância.

Após diversas reuniões da diretoria da entidade em conjunto com outras ONG's de direitos humanos LGBTs, coletivos e militantes independentes, fecharam um consenso e definiram o tema, o slogan e a justificativa da Parada para o ano de 2017.

Com o tema "Estado Laico" e o slogan "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico", a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que chegará a sua 21ª edição, será realizada no dia 18 de junho de 2017.

A decisão foi tomada por votação na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no bairro da Bela Vista, no dia 29 de outubro e quatro temas concorreram: Educação, Família, Estado Laico ou Protagonismo Feminino LGBT.

“A laicidade do Estado democrático garante respeito à diversidade religiosa, humana e cultural. O Estado deve assegurar todos os direitos humanos, tais como a liberdade religiosa, o direito de cada cidadão a exercer ou não a religiosidade que quiser, mas deve ser garantida a não discriminação. Além disso, é necessária a autonomia do Estado frente às igrejas, garantindo sua imparcialidade", afirma a APOGLBT em sua justificativa para o tema.

De acordo com a associação da Parada, nos anos de 2015 e 2016 a comunidade LGBT tem visto retrocessos na promoção da igualdade de gênero nos planos de educação articuladas por bancadas legislativas católicas e evangélicas, e referendadas por chefes do Poder Executivo.

Ainda segundo a entidade, há também um trabalho para que o ensino religioso no sistema público de educação seja confessional ao invés de propor visão secular da história das religiões. "Seria o Estado a serviço do fundamentalismo religioso", destaca a entidade.

"É uma grave ameaça à cidadania, e à democracia constitucional brasileira, o fato de integrantes dos Três Poderes, em qualquer nível, atuar tendo como guia seus valores religiosos, sem observância à cidadania, à pluralidade e aos direitos humanos. Cargos públicos não podem ser utilizados para imposição de visões religiosas quaisquer sejam elas", reforça a APOGLBT-SP.

Concurso – Cartaz 2017
Após a definição do tema, slogan e justificativa, a APOGLBT SP torna pública a Seleção de Arte Parada 2017.

Para isso, convida todos os estudantes e profissionais da área de designer para participar e enviar seus trabalhos até dia 16/12.

O regulamento e demais informações podem ser acessados no link:
http://paradasp.org.br/apoglbt-sp-selecao-arte-parada-2017-participem/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.