Pular para o conteúdo principal

ESTADO LAICO É DEFINIDO COMO O TEMA DA 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO

Parada de 2015, completou 20 anos e reuniu 2 milhões de pessoas
A Organização não-governamental Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT-SP) responsável pela Parada do Orgulho LGBT que é realizada na capital paulista há 20 anos, trabalha o ano todo para que o evento, que une alegria e militância.

Após diversas reuniões da diretoria da entidade em conjunto com outras ONG's de direitos humanos LGBTs, coletivos e militantes independentes, fecharam um consenso e definiram o tema, o slogan e a justificativa da Parada para o ano de 2017.

Com o tema "Estado Laico" e o slogan "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico", a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que chegará a sua 21ª edição, será realizada no dia 18 de junho de 2017.

A decisão foi tomada por votação na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no bairro da Bela Vista, no dia 29 de outubro e quatro temas concorreram: Educação, Família, Estado Laico ou Protagonismo Feminino LGBT.

“A laicidade do Estado democrático garante respeito à diversidade religiosa, humana e cultural. O Estado deve assegurar todos os direitos humanos, tais como a liberdade religiosa, o direito de cada cidadão a exercer ou não a religiosidade que quiser, mas deve ser garantida a não discriminação. Além disso, é necessária a autonomia do Estado frente às igrejas, garantindo sua imparcialidade", afirma a APOGLBT em sua justificativa para o tema.

De acordo com a associação da Parada, nos anos de 2015 e 2016 a comunidade LGBT tem visto retrocessos na promoção da igualdade de gênero nos planos de educação articuladas por bancadas legislativas católicas e evangélicas, e referendadas por chefes do Poder Executivo.

Ainda segundo a entidade, há também um trabalho para que o ensino religioso no sistema público de educação seja confessional ao invés de propor visão secular da história das religiões. "Seria o Estado a serviço do fundamentalismo religioso", destaca a entidade.

"É uma grave ameaça à cidadania, e à democracia constitucional brasileira, o fato de integrantes dos Três Poderes, em qualquer nível, atuar tendo como guia seus valores religiosos, sem observância à cidadania, à pluralidade e aos direitos humanos. Cargos públicos não podem ser utilizados para imposição de visões religiosas quaisquer sejam elas", reforça a APOGLBT-SP.

Concurso – Cartaz 2017
Após a definição do tema, slogan e justificativa, a APOGLBT SP torna pública a Seleção de Arte Parada 2017.

Para isso, convida todos os estudantes e profissionais da área de designer para participar e enviar seus trabalhos até dia 16/12.

O regulamento e demais informações podem ser acessados no link:
http://paradasp.org.br/apoglbt-sp-selecao-arte-parada-2017-participem/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho