Pular para o conteúdo principal

PALMITAL CELEBRA A CONSCIÊNCIA NEGRA


O Quilombola Palmital, em Nazareno, nas Vertentes, comemorou no último domingo, 20, o Dia da Consciência Negra. 

Durante o domingo ensolarado, a comunidade do Palmital recebeu centenas de visitantes que foram prestigiar as apresentações culturais, a oferta do delicioso almoço e participar das bênçãos santa missa que, todos os anos, abrem as festividades.

O saboroso almoço, servido a todos os visitantes, antecedeu as apresentações culturais que revivem as características do tempo quilombola e da história do povo negro. 

O Grupo de Capoeira Biriba de Ouro abriu uma roda de capoeira no gramado ao som do berimbau, sob a cantoria do Mestre “Borracha” e coordenação do Mestre José Luiz Mendes. E também, a Guarda de Moçambique de São Miguel Arcanjo e Santa Efigênia, de São João Del Rei e a Folia de Reis de Coqueiros e Nazareno. 

O grupo de Inculturação Afrodescendentes Raízes da Terra trouxe o maracatu valorizando a cultura negra. Todos os grupos ainda, juntos, circundaram a centenária árvore do local em dança, música e oração, relembrando os costumes e tradições do povo negro.

A organização do evento ficou por conta da comunidade do Palmital, com o apoio da prefeitura da cidade.

Palmital
A comunidade quilombola de Palmital localiza-se no município de Nazareno, na região de Campo das Vertentes. O quilombo fica no distrito de Conceição da Barra, próximo à comunidade quilombola de Jaguara.

Infraestrutura
A população é constituída de 25 famílias, totalizando cerca de 40 habitantes. Dos serviços públicos, a comunidade possui apenas energia elétrica.

Cultura
Todos os anos é comemorada a festa de São Sebastião, no mês de janeiro.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.