Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ENTREGA MEDALHA CALMON BARRETO EM ARAXÁ

Nove personalidades foram agraciadas neste ano; o orador foi o deputado estadual Bosco

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), presidiu nesta sexta-feira, 16, em Araxá, no Alto Paranaíba, a solenidade de entrega da Medalha Calmon Barreto, destinada a homenagear personalidades e instituições que se destacaram em prol do desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. 

O orador oficial da cerimônia foi o deputado estadual Bosco (PT do B). Neste ano, nove pessoas foram agraciadas.

Em seu discurso, o governador ressaltou o objetivo do seu governo de administrar “com os olhos no interior e para cada região” e reforçou o sentimento de mineiridade, que é próprio do Estado. 

“Ainda que os recursos financeiros sejam escassos, vamos tentar atender às demandas que a própria população prioriza, e que suas lideranças políticas podem fazer. Sinto hoje, aqui em Araxá, um sentimento muito forte de mineiridade. A austeridade dos mineiros, austeridade com o recurso público, com os recursos naturais, quando se trata daquilo que é o bem comum e que merece, portanto, todo cuidado e respeito”, afirmou.

“O outro sentimento é o sentimento muito profundo de esperança, que esses dias tormentosos que vivemos hoje no Brasil sejam superados com aquilo que Minas Gerais sabe fazer de melhor. Na política, o espírito da busca e do entendimento, da tolerância, conciliação, na busca do bem comum, não pelo caminho da disputa, mas pela construção do consenso que sempre foi um exemplo que os mineiros deixaram para o Brasil”, afirmou o governador, complementando que “aqui nas terras de Araxá levo e saio enriquecido com o carinho e a solidariedade e, acima de tudo, pelo exemplo de trabalho e determinação para enfrentar as dificuldades, não fugindo delas, mas enfrentando de peito aberto”.

Fernando Pimentel defendeu os valores de liberdade, democracia e justiça que, segundo ele, são próprios dos mineiros. 

“Aqui em Araxá eu sinto e vejo que estão permanentemente velados, defendidos e guardados por nosso povo esses sentimentos. São dias difíceis, que impõem a todos nós, brasileiros, cada vez mais defender nossos valores, e é isso que buscamos fazer no governo do Estado desde o primeiro dia”, salientou.

Medalha
A Medalha Calmon Barreto foi instituída em 1999, pela Lei 13.371 e é entregue anualmente. A entrega da comenda coincide com o aniversário da cidade, que na próxima segunda-feira, dia 19, completa 151 anos de emancipação. 

O nome da Medalha é uma homenagem ao artista plástico nascido em Araxá, Calmon Barreto de Sá Carvalho, que se destacou por suas obras como desenhista, pintor, escultor e escritor.

O orador oficial da cerimônia, deputado Bosco, ressaltou a importância para Araxá em sediar a entrega da comenda e receber, em mais um ano, pessoas que “de fato contribuem para o nosso Estado e nossa cidade”.

“São pessoas que fazem diferença para a nossa cultura e nosso turismo. Agradeço ao governador por sua presença e sua dedicação a Araxá. Em 2011, também fui agraciado com essa medalha, que carrego com muito orgulho por conhecer seu simbolismo e relevância”, disse, lembrando que “a prática de entrega de medalhas é antiga, data dos povos gregos como forma de impedir que as virtudes de alguns homens caíssem no esquecimento. Cá estamos hoje respeitando o mesmo ritual com a mesma finalidade”.

O deputado elogiou a administração de Fernando Pimentel à frente de Minas Gerais. “Sabemos que esse governo recebeu um estado em situação não muito fácil, sobretudo economicamente, mas existe uma equipe focada em buscar soluções para colocar o Estado nos trilhos”, finalizou o orador, agradecendo a visita de Pimentel a Araxá.

O prefeito de Araxá, Aracely de Paula (PR), também agradeceu o apoio dado pelo governador ao município. “Sempre que o procurei, o senhor esteve ao lado da vontade do povo araxaense. Que a nossa cidade seja reflexo da nossa potencialidade”, encerrou.

Também participaram da cerimônia secretários de Estado e lideranças municipais e da região.

Agraciados: 
Odair José da Cunha, secretário de Estado de Governo
Marco Antônio Castello Branco, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais
Ricardo Rocha de Faria, deputado estadual
Gustavo Pessoa Arrais, secretário de Estado Adjunto de Turismo
Márcio Oliveira Pereira, promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araxá
Vitor Hugo Heisler, delegado-geral de Polícia Civil
Rochelle Mantovani Santos, diretora-geral da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais
Lacarmélio Alfêo de Araújo, produtor de revistas em quadrinhos
Rubem Silveira dos Reis, produtor cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho