Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ENTREGA MEDALHA CALMON BARRETO EM ARAXÁ

Nove personalidades foram agraciadas neste ano; o orador foi o deputado estadual Bosco

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), presidiu nesta sexta-feira, 16, em Araxá, no Alto Paranaíba, a solenidade de entrega da Medalha Calmon Barreto, destinada a homenagear personalidades e instituições que se destacaram em prol do desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. 

O orador oficial da cerimônia foi o deputado estadual Bosco (PT do B). Neste ano, nove pessoas foram agraciadas.

Em seu discurso, o governador ressaltou o objetivo do seu governo de administrar “com os olhos no interior e para cada região” e reforçou o sentimento de mineiridade, que é próprio do Estado. 

“Ainda que os recursos financeiros sejam escassos, vamos tentar atender às demandas que a própria população prioriza, e que suas lideranças políticas podem fazer. Sinto hoje, aqui em Araxá, um sentimento muito forte de mineiridade. A austeridade dos mineiros, austeridade com o recurso público, com os recursos naturais, quando se trata daquilo que é o bem comum e que merece, portanto, todo cuidado e respeito”, afirmou.

“O outro sentimento é o sentimento muito profundo de esperança, que esses dias tormentosos que vivemos hoje no Brasil sejam superados com aquilo que Minas Gerais sabe fazer de melhor. Na política, o espírito da busca e do entendimento, da tolerância, conciliação, na busca do bem comum, não pelo caminho da disputa, mas pela construção do consenso que sempre foi um exemplo que os mineiros deixaram para o Brasil”, afirmou o governador, complementando que “aqui nas terras de Araxá levo e saio enriquecido com o carinho e a solidariedade e, acima de tudo, pelo exemplo de trabalho e determinação para enfrentar as dificuldades, não fugindo delas, mas enfrentando de peito aberto”.

Fernando Pimentel defendeu os valores de liberdade, democracia e justiça que, segundo ele, são próprios dos mineiros. 

“Aqui em Araxá eu sinto e vejo que estão permanentemente velados, defendidos e guardados por nosso povo esses sentimentos. São dias difíceis, que impõem a todos nós, brasileiros, cada vez mais defender nossos valores, e é isso que buscamos fazer no governo do Estado desde o primeiro dia”, salientou.

Medalha
A Medalha Calmon Barreto foi instituída em 1999, pela Lei 13.371 e é entregue anualmente. A entrega da comenda coincide com o aniversário da cidade, que na próxima segunda-feira, dia 19, completa 151 anos de emancipação. 

O nome da Medalha é uma homenagem ao artista plástico nascido em Araxá, Calmon Barreto de Sá Carvalho, que se destacou por suas obras como desenhista, pintor, escultor e escritor.

O orador oficial da cerimônia, deputado Bosco, ressaltou a importância para Araxá em sediar a entrega da comenda e receber, em mais um ano, pessoas que “de fato contribuem para o nosso Estado e nossa cidade”.

“São pessoas que fazem diferença para a nossa cultura e nosso turismo. Agradeço ao governador por sua presença e sua dedicação a Araxá. Em 2011, também fui agraciado com essa medalha, que carrego com muito orgulho por conhecer seu simbolismo e relevância”, disse, lembrando que “a prática de entrega de medalhas é antiga, data dos povos gregos como forma de impedir que as virtudes de alguns homens caíssem no esquecimento. Cá estamos hoje respeitando o mesmo ritual com a mesma finalidade”.

O deputado elogiou a administração de Fernando Pimentel à frente de Minas Gerais. “Sabemos que esse governo recebeu um estado em situação não muito fácil, sobretudo economicamente, mas existe uma equipe focada em buscar soluções para colocar o Estado nos trilhos”, finalizou o orador, agradecendo a visita de Pimentel a Araxá.

O prefeito de Araxá, Aracely de Paula (PR), também agradeceu o apoio dado pelo governador ao município. “Sempre que o procurei, o senhor esteve ao lado da vontade do povo araxaense. Que a nossa cidade seja reflexo da nossa potencialidade”, encerrou.

Também participaram da cerimônia secretários de Estado e lideranças municipais e da região.

Agraciados: 
Odair José da Cunha, secretário de Estado de Governo
Marco Antônio Castello Branco, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais
Ricardo Rocha de Faria, deputado estadual
Gustavo Pessoa Arrais, secretário de Estado Adjunto de Turismo
Márcio Oliveira Pereira, promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araxá
Vitor Hugo Heisler, delegado-geral de Polícia Civil
Rochelle Mantovani Santos, diretora-geral da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais
Lacarmélio Alfêo de Araújo, produtor de revistas em quadrinhos
Rubem Silveira dos Reis, produtor cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...