Pular para o conteúdo principal

O PREÇO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DEBATE

Parlamentares de Três Corações questionam no MP a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública

Na tarde desta terça-feira, 24, a Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, deu um passo importante para a revisão, por via judicial, do preço da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrada pela prefeitura pelo serviço de iluminação pública, nas contas de energia elétrica.

Desde 2015, o vereador e hoje presidente do Legislativo local, Dr. Maurício Gadbem vinha trabalhando junto do Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG) no questionamento do alto preço do serviço em Três Corações. 

Em julho de 2016, a Promotoria de Justiça em Três Corações instaurou um Procedimento Preparatório para investigar o caso. De saída, o vereador e o MPMG elaboraram um questionário com 11 perguntas sobre o assunto, o qual foi submetido à Prefeitura. 

De posse das respostas do município, em dezembro último, o MPMG abriu vistas para que o vereador Dr. Maurício Gadbem ponderasse os esclarecimentos.

Com a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, no começo deste ano, a CIP se tornou uma preocupação institucional. Por isso, na tarde desta terça-feira, o presidente Maurício Gadbem e os vereadores Eder da Tnt, Ricardinho Do Gás e Jorge Machado, além do diretor jurídico da Casa, José Anísio Lopes Vieira, foram ao MPMG apresentar a contestação às respostas da prefeitura.

A resposta pondera o entendimento do vereador Dr. Maurício Gadbem sobre alguns aspectos da CIP, dos quais destacam os seguintes:

I – A Ilegalidade da fixação do valor da CIP em face do consumo de energia elétrica;

II – O Confisco: apenas nos 2 primeiros anos de vigência da nova cobrança (2014-2015), a Prefeitura, à título de CIP, obteve lucro líquido (descontados os gastos) de R$5.968.719,00 (cinco milhões, novecentos e sessenta e oito mil, setecentos e dezenove reais). Numerário que vai de encontro ao princípio constitucional do não confisco tributário; e,

III – O Desvio de finalidade: entre os usos de verbas da CIP declarados pela Prefeitura, encontramos destinações alheias, segundo nosso entendimento, à iluminação pública, o que é explicitamente vetado por lei.

Com base nas excentricidades verificadas nas respostas da prefeitura, os parlamentares tricordianos pediram ao MPMG a instauração de uma Ação Civil Pública (ACP) contra os supostos abusos. 

"Em tempos de crise econômica e fiscal no Brasil, cuidar do bolso do contribuinte é uma responsabilidade da nova Câmara Municipal", ressalta o presidente da Câmara, vereador Dr. Maurício Gadbem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho