segunda-feira, 6 de março de 2017

PROJETO QUE APOIA EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL EM TRÊS CORAÇÕES DÁ ENTRADA NO LEGISLATIVO


O Projeto de Lei do Executivo municipal que autoriza a transferência de área de terreno da municipalidade para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) deu entrada no Legislativo, na 3ª Reunião Ordinária realizada no último dia 20.

Na ocasião, o diretor do campus avançado de Três Corações, no Sul de Minas, Francisco Vitor de Paula, fez uso da tribuna da Câmara para apresentar detalhes do plano de expansão do Instituto Federal na cidade.

Inicialmente o diretor explicou que os institutos federais foram criados com três objetivos principais: formar cidadãos críticos e conscientes, promover o desenvolvimento regional e possibilitar a verticalização do ensino. Em seguida, foi traçado um breve histórico do Instituto em Três Corações, desde a instalação como polo de rede, em 2012, até os dias atuais, com o status de campus avançado.

Em relação ao plano de expansão, o diretor disse que um projeto pleiteando a elevação do Campus Avançado tricordiano para a categoria de Campus já foi protocolado junto ao Ministério da Educação (MEC).

O projeto prevê uma nova estrutura com 60 docentes, 45 servidores administrativos, 1200 alunos, além da oferta de cursos de graduação.

Ainda segundo o professor Francisco, para conquistar o status de campus, há exigência por parte do MEC de que o prédio do instituto possua área de aproximadamente 20 mil metros quadrados.

Como forma de apoio à demanda do Instituto Federal, o Poder Executivo encaminhou à Câmara um Projeto de Lei que autoriza a cessão de uso ao Instituto do prédio da antiga fábrica Atalaia. Após ter dado entrada no Legislativo, o projeto tramita em regime de urgência nas comissões técnicas da Câmara.

No último dia 21, ele começou a ser analisado pela Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania, sendo que ainda será submetido à apreciação de outras comissões.

De acordo com os pareceres emitidos por essas comissões, o projeto deverá ser encaminhado para discussão e votação no Plenário da Câmara.
com assessoria

Nenhum comentário: