Pular para o conteúdo principal

ÁGUAS DAS LAGOAS DE FORMIGA PASSAM POR ANÁLISE


A cada dia que passa a situação das lagoas do Fundão, do Josino e do Petito, em Formiga, no Centro-Oeste do Estado, tem ficado pior. As algas e o assoreamento estão trazendo grandes transtornos e impedindo a utilização das lagoas. 

Para solucionar os problemas, a prefeitura conseguiu uma ótima parceria, a Furnas Centrais Elétricas. Na última quinta-feira, 20 de abril, a empresa enviou três funcionários para iniciarem o trabalho de análise na cidade.

O supervisor de atividades de demarcação em áreas de reservatório, Elton Minaré Teodoro, o técnico em cartografia, Luiz Alberto Machado Vasconcelos, e a assessora do diretor de engenharia Cláudio Mota, Maria Gorete Cordeiro, foram os responsáveis por vir a Formiga iniciar os trabalhos.


Pela manhã, os funcionários de Furnas se reuniram na Prefeitura com o prefeito Eugênio Vilela, representantes da imprensa, vereadores membros da comissão de meio ambiente (Sidney Ferreira e Flávio Couto) e ativistas que estão trabalhando em prol da lagoa. Foram explicados os detalhes da ação de Furnas e no que a empresa pode ajudar, além de tiradas dúvidas dos presentes.

Em seguida, os representantes da central elétrica foram levados às lagoas, para conhecerem de perto os problemas. Elton fez fotografias do local e moradores da região mostraram alguns dos problemas.

À tarde, Luiz Alberto e Elton deram uma volta de barco na Lagoa do Fundão para conhecerem a situação longe das margens.

“Vamos fazer uma análise para ver qual o problema e como ele pode ser solucionado. Esperamos apresentar o diagnóstico em até 30 dias, para que possa ser feito, então, o projeto de recuperação das lagoas”, explicou Maria Gorete. Eugênio destacou a importância da parceria com Furnas e da conscientização da população. 

“Realizar uma análise e um diagnóstico como esses não fica barato. Por isso, é muito bem-vindo o auxílio de Furnas Centrais Elétricas. A prefeitura também vai fazer a parte dela, fiscalizando as casas no entorno da lagoa, realizando limpezas e desenvolvendo atividades educativas. É importante que a população também contribua, não jogando lixo no entorno das lagoas e regularizando o esgotamento sanitário de sua casa”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...