Pular para o conteúdo principal

PONTE DA RUA DR. BACKER: UMA ETERNA NOVELA

Nada de asfalto: prefeitura de Lavras tem utilizado apenas terra batida e brita em operações de recapeamento de ruas

Em um dos principais acessos a universidade federal e rota de saída para cidades vizinhas, poeira e perigo em ponte

Poeira e perigo. Na rua Doutor Backer, localizada na região de Lavras, no Sul de Minas, é com estes dois ingredientes comerciantes e moradores, assim como motoristas e pedestres convivem diariamente. 

A rua é um dos principais acessos a universidade federal, a Zona Norte e também cidades vizinhas, como Ijaci e Bom Sucesso. Por ela trafegam diariamente automóveis, ônibus de transporte coletivo e ônibus intermunicipais, caminhões e muitos pedestres.

Os problemas da rua são históricos na cidade e se concentram na ponte existente na rua. Toda vez que o município é afetado por fortes chuvas, a ponte fica completamente alagada, já chegou a ceder e por várias vezes deve a estrutura ameaçada. 

Desta vez, durante o forte temporal que atingiu a cidade no último dia 18 de março, uma parte da estrutura da ponte cedeu em virtude do forte acúmulo de águas em sua cabeceira e do entupimento de bueiros que permitissem o seu escoamento.

Desde que a equipe da prefeitura municipal esteve no local, o problema só mudou de forma. Apesar da estrutura ter sido coberta, a ponte ainda gera transtornos. 

O serviço, superficial, realizado pela prefeitura no local, não contemplou o asfaltamento da área coberta e da que foi retirada a massa asfáltica. Diante disso, a prefeitura inicialmente cobriu o local com terra batida. Posteriormente, a equipe da prefeitura municipal voltou ao local e cobriu a área com terra batida e encheu de brita. 

A medida só agravou a situação, pois com o forte tráfego no local, a brita tem se espalhado, já cobrindo parte dos bueiros colocados no local. Além disso, com o tempo seco, a terra colocada no local virou poeira, que se espalhou pela calçada da região, entrando nos comércios e residências existentes ali.

Em plena região central da cidade, um misto de problemas
Um comerciante do local postou um desabafo na rede social Facebook. Na postagem ele relata que em determinados dias, quase de hora em hora é preciso limpar a sua loja, o que causa um grande transtorno no desempenho dos serviços do comércio. 

Atualmente, a prefeitura municipal tem realizado serviços de recapeamento pontuais, onde está sendo utilizada na operação tapa-buracos, somente terra batida na cobertura.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei se foi possível perceber mas o passeio está sem sustentação dos dois, está oco abaixo dos mesmo podendo vir acontecer um acidente com alguma pessoa, está um caos isso !
Anônimo disse…
Verdade!!! Conforme o internauta anônimo comentou aí acima,a qualquer momento alguém vai levar um tombo no passeio e cair! Tá muuuuito esburacado, aquilo! Imaginem um idoso, uma criança, uma pessoa que não enxerga direito????? A ponte, a rua, a calçada, tem de ser consertadas URGENTE MESMO!!!!

E olha que ali passam MUITOS veículos, e, muitos deles, de grande porte! São caminhões, são ônibus... até mesmo o famoso ''Mamute" (ônibus articulado da UFLA, que possui + ou - 19 metros de comprimento) passa frequentemente por aquele trecho (quando ele precisa de ir ao centro para reabastecer combustível no posto).

Qualquer hora acontecerá uma tragédia ali, se continuar desse jeito... e, depois, não adianta chorar!!!!
Anônimo disse…
Parabéns pela reportagem e pela ampla galeria de fotos, Sebastião... tem mesmo é de ESCANCARAR e divulgar AMPLAMENTE a questão, para que mais pessoas vejam e, juntos, todo mundo pressione a Prefeitura, para que esta tome providências EFETIVAS!!! (Não dá para esperar uma TRAGÉDIA acontecer, para só então providências serem tomadas pela Prefeitura Municipal, né??? )
Anônimo disse…
Vish... do jeito que eu vi as fotos, tô até com medo de essa terra e essas britas, em vez de taparem os buracos da ponte, acabarem tapando as bocas de lobo que tem ali... aí, sim, pronto... :-P vai é piorar o problema que sempre ocorre quando tem chuvão forte - ou seja, entupimento dos bueiros e alagamento da rua em questão!!!

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...