Pular para o conteúdo principal

EMPRESAS JAPONESAS ESTÃO DE OLHO EM MINAS


Na última segunda-feira, 19, o novo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, visitou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para aprofundar relações bilaterais e de amizade com o povo mineiro. 

Satoh foi recebido pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB) que conduziu a recepção no Salão Nobre. 

Lopes destacou a segurança institucional do Estado, com equilíbrio entre os Poderes. “Minas é o melhor lugar para se investir”, afirmou o parlamentar.

Durante o encontro, Satoru Satoh, lembrou que Minas abriga iniciativas de destaque na relação nipo-brasileira, como a Usiminas, a Cenibra e o Prodecer, projeto de desenvolvimento do Cerrado. 

A visita a Minas é uma preparação para a missão que pequenas e médias empresas japonesas planejam realizar no Estado em agosto. O objetivo é buscar parceiros comerciais e joint venture com empresas mineiras. A missão será chefiada pelo embaixador Satoh.

Destaque para a Usiminas
Temas como a crise vivida pela empresa, em Ipatinga, no Vale do Aço, também foram tratados no encontro. 

Para o presidente Adalclever Lopes e demais parlamentares o apoio da diplomacia japonesa para que a Usiminas volte a ser destaque no mercado global do aço é fundamental.

Além de fatores mercadológicos e financeiros, a siderúrgica enfrenta uma disputa de acionistas. Na ocasião do encontro, também foi lembrado que, em 2018, serão celebrados 110 anos da imigração japonesa no Brasil. 

O embaixador pediu apoio da Assembleia para as comemorações que serão realizadas. O cônsul-geral honorário do Japão em Belo Horizonte, Wilson Brumer, lembrou também que no próximo ano o protocolo de irmandade com a província japonesa de Yamanashi, que tem excelência na produção de joias, completa 45 anos.

Além da comitiva japonesa, participaram do encontro vários parlamentares entre eles o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Fábio Ramalho (PMDB-MG) e líder da maioria na ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB). 

Logo após o encontro no Salão Nobre, a delegação participou de uma Reunião Especial realizada no Plenário, para comemorar os 60 anos de atuação da indústria japonesa em Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.