Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES ORGANIZAM PRIMEIRA PARADA DO ORGULHO LGBT NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Cena de vídeo da TV UFMG sobre o Campeonato Interdrag de Gaymada, realizado no Parque Municipal durante a última edição do Festival de Verão, em fevereiro

A primeira Parada do Orgulho LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será realizada nesta terça-feira, 27. A iniciativa, idealizada por estudantes, inclui debate na Praça de Serviços, a partir das 13h, que discutirá a LGBTfobia nos campi, seguida de passeata pela avenida Mendes Pimentel, a principal do campus Pampulha. 

O evento será encerrado no Bosque da Música com uma gaymada, espetáculo performativo que chama atenção para discussões sobre diversidade sexual e a identidade de gênero por meio do tradicional jogo de queimada.

De acordo com estudante Gustavo Ribeiro, do curso de Direito e um dos organizadores da Parada, as atividades pretendem dar visibilidade à comunidade LGBT da Universidade. 

“O objetivo é mostrar a existência e resistência desses grupos e mobilizá-los a comparecer na audiência pública que será realizada no dia seguinte, 28, na Assembleia Legislativa”, explica. O estudante lembra que há apenas uma lei referente a direitos LGBT em âmbito estadual e quatro projetos de lei que estão parados na Casa desde 2015.

Ainda segundo Ribeiro, que participa da Frente Autônoma LGBT de Belo Horizonte, a UFMG vem avançando nas discussões acadêmicas sobre gênero e sexualidade por meio dos grupos de estudo, pesquisa, extensão, além das dissertações e teses de mestrado e doutorado que têm sido defendidas, inclusive, em cursos mais tradicionais, como Direito e Medicina. 

Entretanto, ele acredita que faltam políticas de ações afirmativas mais direcionadas a grupos LGBTs. “Há estudantes da UFMG que foram expulsos de casa por LGBTfobia e não recebem amparo. E também há casos de violência no campus que não foram devidamente formalizados”, destaca.

Cultura de direitos humanos
A primeira edição da Parada LGBT na Universidade é apoiada pela Rede Direitos Humanos UFMG, formada por núcleos e grupos de extensão, ensino e pesquisa, sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão, e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. 

“Estamos trabalhando no sentido de fortalecer a cultura dos Direitos Humanos na Instituição. E esse trabalho deve se dar em intenso diálogo com movimentos sociais, coletivos e organizações que tem arduamente atuado para que esses direitos se concretizem”, afirma a pró-reitora adjunta de Extensão Cláudia Mayorga.

Segundo ela, a UFMG, nos últimos anos, tem avançado em resoluções para promoção e proteção dos direitos humanos. “Mas é fundamental continuarmos trabalhando para que essas normativas se tornem vida cotidiana”, diz a pró-reitora.

Um exemplo desses avanços é a resolução que garante a docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes, cujo nome de registro civil não reflita sua identidade de gênero, o direito de incluir seu nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional acadêmica.

Outra decisão que alcança as demandas do movimento LGBT é a Formação Transversal em Direitos Humanos. 

Ofertadas desde o primeiro semestre de 2017, suas disciplinas abordam os fundamentos históricos dos direitos humanos, como eles são implantados no Brasil, a relação com as políticas públicas e os instrumentos de proteção e organização das lutas dos movimentos sociais.

O grupo de extensão Diverso, da Faculdade de Direito, foi um dos idealizadores da formação. Integrante do grupo, Gustavo Ribeiro explica que a iniciativa surgiu em meio ao grave cenário de desrespeito aos direitos da comunidade LGBT no Brasil. 

“O Brasil é o país onde mais se matam travestis e transexuais no mundo", diz o estudante. Ele acredita que as disciplinas dão visibilidade a causas como a feminista e contra o racismo, mas considera necessária a adoção de conteúdos mais específicos do campo dos estudos de gênero e sexualidade.

da assessoria da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho