Pular para o conteúdo principal

DIA CULTURAL COM MÚSICA E TEATRO NO CAMPUS


Arte e diversão tomaram conta da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no último sábado, 1º de julho. Ao entardecer, uma multidão foi contagiada pela energia das bandas Tiu Johnny e Tianastácia, que se apresentaram em um palco a céu aberto no canteiro central do câmpus, próximo ao centro de convivência. 

À noite, foi a vez do Teatro Construção encenar com brilhantismo a peça “O Médico Saltador”, no Salão de Convenções, em comemoração aos seus 39 anos de fundação.

As apresentações atraíram um público diverso e de todas as idades, que aproveitou com tranquilidade e segurança o dia de lazer. 

Para o vocalista Fábio Haddad, foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho autoral da banda. “A parte mais artística do artista é aquilo que ele cria, e são raras as oportunidades que temos de mostrar nosso trabalho real, o que pensamos, escrevemos e expressamos. Tocar para um público tão grande, mostrando o nosso som autoral e abrindo o show de uma banda conhecida a nível nacional, é realmente uma oportunidade muito bacana”, destacou.

20 anos de história e música para todas as idades
A apresentação do Tianastácia no final da tarde eletrizou o público presente durante duas horas e mostrou por que a banda, com seus 20 anos de atividade, continua sendo uma das mais significativas no cenário da música mineira. 

O show faz parte da turnê “Rock nas Universidades”, promovida para comemorar as duas décadas de formação do grupo e divulgar seu novo disco “Escorrega um, cai cinco”.

Para o vocalista Podé Nastácia, o artista tem que ir aonde o público está. “O nosso público vem se renovando ao longo desses 20 anos. Tem gente que está na universidade que ainda não conhece o Tianastácia, ou que conhece e nunca foi ao show. Por isso a ideia de fazer essa turnê, essa possibilidade de tocar nas universidades e estar próximo de um público jovem é muito interessante”, contou.

A abertura do show ficou por conta da versão de “Conto de Fraldas”, canção composta por Tom Zé, um dos grandes sucessos da banda. O set list incluiu inéditas do novo disco e as clássicas “Rama”, “Fora de Controle”, “Limitado”, “Sapo”, “Sanatório” e “O Sol”, regravada pelo renomado Milton Nascimento e hit pop na versão de Jota Quest. 

Os músicos homenagearam também bandas consagradas do rock nacional, como Charlie Brown Jr., Capital Inicial, Legião Urbana e Raimundos, além do duo de rock norte-americano White Stripes. No encerramento, a música “Cabrobró”, primeira da banda a ganhar projeção nacional, além do bis com crianças no palco para cantarem a canção “Love, love”, trilha da novela infantil “Cúmplices de um resgate”.

Teatro Construção encena comédia premiada nacionalmente
Na noite de sábado, o grupo lavrense Teatro Construção apresentou a peça “O Médico Saltador”, do dramaturgo francês Molière, no Salão de Convenções. A apresentação trata de uma comédia que envolve as artimanhas de um criado para promover a união do patrão com a sua amada.

Apresentação de “O Médico Saltador”, pelo Teatro Construção

A peça, que tem adaptação do diretor executivo e artístico do grupo, o ator Ricardo Calixto, despertou a atenção da plateia, que também não economizou nas gargalhadas. “Nós resolvemos trabalhar com personagens que têm performances. É uma comédia hilariante que foi premiada no Festival Nacional de Teatro”, explicou.

Após o teatro, Calixto agradeceu ao público pela presença e destacou a trajetória de quase quatro décadas do grupo. “Foram vários espetáculos e momentos com grandes artistas. Hoje, com esse elenco renovado de sete anos para cá, estamos abrilhantando várias cidades.”

Calixto lembrou ainda da cooperação da UFLA e do incentivo da instituição na apresentação das peças. “A UFLA tem sido uma parceira fundamental. E essa parceria vem se perpetuando quando a Universidade abre as portas para a arte e para o teatro em seus espaços.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...