quinta-feira, 6 de julho de 2017

DIA CULTURAL COM MÚSICA E TEATRO NO CAMPUS


Arte e diversão tomaram conta da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no último sábado, 1º de julho. Ao entardecer, uma multidão foi contagiada pela energia das bandas Tiu Johnny e Tianastácia, que se apresentaram em um palco a céu aberto no canteiro central do câmpus, próximo ao centro de convivência. 

À noite, foi a vez do Teatro Construção encenar com brilhantismo a peça “O Médico Saltador”, no Salão de Convenções, em comemoração aos seus 39 anos de fundação.

As apresentações atraíram um público diverso e de todas as idades, que aproveitou com tranquilidade e segurança o dia de lazer. 

Para o vocalista Fábio Haddad, foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho autoral da banda. “A parte mais artística do artista é aquilo que ele cria, e são raras as oportunidades que temos de mostrar nosso trabalho real, o que pensamos, escrevemos e expressamos. Tocar para um público tão grande, mostrando o nosso som autoral e abrindo o show de uma banda conhecida a nível nacional, é realmente uma oportunidade muito bacana”, destacou.

20 anos de história e música para todas as idades
A apresentação do Tianastácia no final da tarde eletrizou o público presente durante duas horas e mostrou por que a banda, com seus 20 anos de atividade, continua sendo uma das mais significativas no cenário da música mineira. 

O show faz parte da turnê “Rock nas Universidades”, promovida para comemorar as duas décadas de formação do grupo e divulgar seu novo disco “Escorrega um, cai cinco”.

Para o vocalista Podé Nastácia, o artista tem que ir aonde o público está. “O nosso público vem se renovando ao longo desses 20 anos. Tem gente que está na universidade que ainda não conhece o Tianastácia, ou que conhece e nunca foi ao show. Por isso a ideia de fazer essa turnê, essa possibilidade de tocar nas universidades e estar próximo de um público jovem é muito interessante”, contou.

A abertura do show ficou por conta da versão de “Conto de Fraldas”, canção composta por Tom Zé, um dos grandes sucessos da banda. O set list incluiu inéditas do novo disco e as clássicas “Rama”, “Fora de Controle”, “Limitado”, “Sapo”, “Sanatório” e “O Sol”, regravada pelo renomado Milton Nascimento e hit pop na versão de Jota Quest. 

Os músicos homenagearam também bandas consagradas do rock nacional, como Charlie Brown Jr., Capital Inicial, Legião Urbana e Raimundos, além do duo de rock norte-americano White Stripes. No encerramento, a música “Cabrobró”, primeira da banda a ganhar projeção nacional, além do bis com crianças no palco para cantarem a canção “Love, love”, trilha da novela infantil “Cúmplices de um resgate”.

Teatro Construção encena comédia premiada nacionalmente
Na noite de sábado, o grupo lavrense Teatro Construção apresentou a peça “O Médico Saltador”, do dramaturgo francês Molière, no Salão de Convenções. A apresentação trata de uma comédia que envolve as artimanhas de um criado para promover a união do patrão com a sua amada.

Apresentação de “O Médico Saltador”, pelo Teatro Construção

A peça, que tem adaptação do diretor executivo e artístico do grupo, o ator Ricardo Calixto, despertou a atenção da plateia, que também não economizou nas gargalhadas. “Nós resolvemos trabalhar com personagens que têm performances. É uma comédia hilariante que foi premiada no Festival Nacional de Teatro”, explicou.

Após o teatro, Calixto agradeceu ao público pela presença e destacou a trajetória de quase quatro décadas do grupo. “Foram vários espetáculos e momentos com grandes artistas. Hoje, com esse elenco renovado de sete anos para cá, estamos abrilhantando várias cidades.”

Calixto lembrou ainda da cooperação da UFLA e do incentivo da instituição na apresentação das peças. “A UFLA tem sido uma parceira fundamental. E essa parceria vem se perpetuando quando a Universidade abre as portas para a arte e para o teatro em seus espaços.”

Nenhum comentário: