Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA EM POÇOS ABORDA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


Um grupo de pessoas vestidas de amarelo chamou a atenção de quem passou pela praça Pedro Sanches na manhã desta segunda-feira, 11, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A cor escolhida é em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. 

Panfletagem com informativos sobre o assunto, o “cesto da verdade” com frases para reflexão e uma encenação lúdica reproduzindo a metamorfose vivida pela lagarta até se transformar em borboleta, fizeram parte da programação.

“Nestas épocas de crise, de crise política, de crise econômica, de desemprego, de instabilidade, isso tudo também abala as pessoas. É um momento oportuno para chamar a atenção para estas questões”, disse o professor aposentado e advogado, Sebastião Garcia de Souza, que passava pela praça e participou da ação.

Segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CCV), estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. A média brasileira é de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes, bem abaixo da média mundial – entre 13 e 14 mortes por 100 mil pessoas. A maior porcentagem de suicídios é registrada entre jovens. 

“A gente cresce como aluno, na relação faculdade/sociedade. É uma oportunidade de conscientizar a população sobre a questão que merece atenção”, disse Márcio Claudiano, estudante do 9º período de Enfermagem.

A iniciativa foi uma parceria da Secretaria de Saúde, por meio do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e a Faculdade Pitágoras. 

“O suicídio está acontecendo debaixo dos nossos olhos, por isso é necessário tentar sensibilizar a população de modo geral, que o problema está presente, que ele afeta o idoso, afeta o jovem. É fundamental sociabilizar o indivíduo para diminuir essa sensação de solidão, de angústia”, afirmou Elaine Cristina Faria, professora de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem do Pitágoras.

O suicídio não está necessariamente ligado a uma doença mental, mas a um momento crítico que pode ser superado. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. 

“O primeiro passo é a pessoa buscar ajuda. Por isso é tão importante oferecer ajuda, divulgar, falar sobre, para diminuir preconceitos que só atrapalham”, explicou Stela Marys Baldon, coordenadora do Caps AD.

A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Poços é composta por duas unidades do Caps, sendo uma delas o AD, pelo Nasf (Núcleo de Atenção de Saúde da Família), PSFs, Unidades Básicas de Saúde, pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales e UPA e pelo Hospital Santa Lúcia.

Para reforça a campanha, o Cristo Redentor está iluminado de amarelo durante todo o mês de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...