quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PROJETO DE EXTENSÃO ARTICULADO NA UFLA ESTIMULA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

Iniciativa visa aproximar a instituição da população de Lavras e região, tratando de temas politicamente importantes do Brasil contemporâneo

A universidade pública no Brasil tem como suas funções três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Tão importante quanto às outras duas, a extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão, sendo um processo educativo, cultural e científico.

Além disso, por meio da extensão, é possível também articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora e de impacto social entre a universidade e a sociedade.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobretudo nos últimos anos, diante da sua grande expansão, tem fortalecido as atividades de extensão junto à comunidade de Lavras e da região. 

Uma das atividades de extensão que vem ganhando notoriedade e se fortalecendo é desenvolvida pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) da instituição, por meio do trabalho do professor adjunto de Ciência Política da UFLA, Marcelo Sevaybricker Moreira.

A iniciativa promove uma série de mesas redondas e palestras, organizadas com a participação de professores, estudantes e técnicos administrativos da universidade, bem como cidadãos da cidade de Lavras, durante o primeiro semestre de 2017 e o primeiro e segundo semestres de 2018.

Este projeto de extensão que visa aproximar a UFLA, ao menos a área das ciências humanas, da população de Lavras, tratando de temas politicamente importantes do Brasil contemporâneo.

Criado a partir das discussões feitas no Núcleo de Pesquisa e Extensão Sociologia & Política, do DCH, a iniciativa surgiu de maneira incipiente em outubro de 2013, sob a denominação de Centro de Pesquisa sobre Política (CEPEP), sob a coordenação do professor Marcelo Sevaybricker Moreira, que também é chefe do departamento, e procurou, desde então, desenvolver encontros de reflexão e discussão acerca de temas relacionados à política. 

Já no ano seguinte, em 2014, o grupo passou a ser coordenado também pelo professor Conrado Pires de Castro. No primeiro semestre letivo de 2016, o grupo ofertou pela primeira vez um curso de extensão, “Repensando os clássicos de interpretação do Brasil”, organizado em três módulos, com o propósito de pensar coletivamente problemas e perspectivas da formação sociopolítica de nosso país. 

Com o propósito de ampliar a interlocução com a comunidade lavrense, o grupo agora proprõe uma nova iniciativa de extensão, a ser conciliada com as outras atividades sob sua responsabilidade, inclusive o curso mencionado. 

“Entendemos que há um isolamento da universidade em relação ao resto da sociedade brasileira. O saber produzido na primeira, ao menos na área de Ciências Humanas, não é sempre e devidamente divulgado e apropriado pela sociedade brasileira, nem o saber produzido por essa última é devidamente reconhecida pela primeira. Nesse sentido, atividades que propiciem a democratização do conhecimento científico e sua maior interação com outras formas de conhecimento, no Brasil, são absolutamente necessárias”, destaca o professor Marcelo Sevaybricker.

Desta forma, serão realizados três debates ou palestras a cada semestre letivo da Universidade Federal de Lavras a serem organizados pelo grupo Sociologia & Política: Grupo de Pesquisa e Extensão. 

As mesas de debate destes eventos contarão com um mínimo de dois convidados, sendo um externo à UFLA e o outro vinculado formalmente a essa instituição. 

A exigência de que os eventos sejam organizados fora do campus universitário e com a participação de, pelo menos, um membro não ligado à universidade, de acordo com a organização, justifica-se como um modo de estimular a participação da comunidade lavrense e de seu entorno e o seu diálogo com a universidade. 

Ainda segundo a organização, inicialmente, será feita a programação referente ao 2º semestre de 2017 e, posteriormente, do 1ª e 2º semestres de 2018. 

O evento do segundo semestre deste ano já está acertado. Com o tema “O (não) lugar da Filosofia e da Sociologia no e Ensino Médio brasileiro”, será realizado no dia 7 de novembro, das 16 às 18h30, no Auditório da Escola Municipal Dra. Dâmina (rua Pedro Moura, 269, Centro, Lavras). 

A mesa redonda será composta pelos professores da Escola Estadual Firmino Costa, Claúdia Emília da Silva (Sociologia), Leandro José Maria da Silva (Filosofia); pelo professor do Instituto Gammon e do Colégio Educa, Lucir Antônio de Souza (História e Filosofia); pelo professor da Universidade Federal de Lavras, Renato Santos Belo (Filosofia). O mediador do evento será Braulino Capuchinho (Administração Pública/UFLA).

O coordenador do projeto, professor Marcelo Sevaybricker ressalta que boa parte da produção do conhecimento científico realizado no âmbito das universidades, tende, por razões históricas, institucionais e culturais, a manter-se insulado dentro das próprias instituições e que iniciativas como está incorporam e dialogam com os saberes, práticas culturais e atividades sociais das cidades e regiões onde há presença de universidades.

“Entendemos que a universidade, para cumprir com sua função pública prevista na Constituição Federal de 1988, deve forçosamente procurar estreitar as relações de parceria e diálogo com a sociedade brasileira”.

As inscrições são gratuitas pelo SIG UFLA (https://sig.ufla.br/modulos/publico/eventos/index.php), havendo com 200 vagas disponíveis.

Leia também: "É possível encontrar caminhos que possam reduzir a intolerância", diz professor da UFLA

Nenhum comentário: