Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO ARTICULADO NA UFLA ESTIMULA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

Iniciativa visa aproximar a instituição da população de Lavras e região, tratando de temas politicamente importantes do Brasil contemporâneo

A universidade pública no Brasil tem como suas funções três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Tão importante quanto às outras duas, a extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão, sendo um processo educativo, cultural e científico.

Além disso, por meio da extensão, é possível também articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora e de impacto social entre a universidade e a sociedade.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobretudo nos últimos anos, diante da sua grande expansão, tem fortalecido as atividades de extensão junto à comunidade de Lavras e da região. 

Uma das atividades de extensão que vem ganhando notoriedade e se fortalecendo é desenvolvida pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) da instituição, por meio do trabalho do professor adjunto de Ciência Política da UFLA, Marcelo Sevaybricker Moreira.

A iniciativa promove uma série de mesas redondas e palestras, organizadas com a participação de professores, estudantes e técnicos administrativos da universidade, bem como cidadãos da cidade de Lavras, durante o primeiro semestre de 2017 e o primeiro e segundo semestres de 2018.

Este projeto de extensão que visa aproximar a UFLA, ao menos a área das ciências humanas, da população de Lavras, tratando de temas politicamente importantes do Brasil contemporâneo.

Criado a partir das discussões feitas no Núcleo de Pesquisa e Extensão Sociologia & Política, do DCH, a iniciativa surgiu de maneira incipiente em outubro de 2013, sob a denominação de Centro de Pesquisa sobre Política (CEPEP), sob a coordenação do professor Marcelo Sevaybricker Moreira, que também é chefe do departamento, e procurou, desde então, desenvolver encontros de reflexão e discussão acerca de temas relacionados à política. 

Já no ano seguinte, em 2014, o grupo passou a ser coordenado também pelo professor Conrado Pires de Castro. No primeiro semestre letivo de 2016, o grupo ofertou pela primeira vez um curso de extensão, “Repensando os clássicos de interpretação do Brasil”, organizado em três módulos, com o propósito de pensar coletivamente problemas e perspectivas da formação sociopolítica de nosso país. 

Com o propósito de ampliar a interlocução com a comunidade lavrense, o grupo agora proprõe uma nova iniciativa de extensão, a ser conciliada com as outras atividades sob sua responsabilidade, inclusive o curso mencionado. 

“Entendemos que há um isolamento da universidade em relação ao resto da sociedade brasileira. O saber produzido na primeira, ao menos na área de Ciências Humanas, não é sempre e devidamente divulgado e apropriado pela sociedade brasileira, nem o saber produzido por essa última é devidamente reconhecida pela primeira. Nesse sentido, atividades que propiciem a democratização do conhecimento científico e sua maior interação com outras formas de conhecimento, no Brasil, são absolutamente necessárias”, destaca o professor Marcelo Sevaybricker.

Desta forma, serão realizados três debates ou palestras a cada semestre letivo da Universidade Federal de Lavras a serem organizados pelo grupo Sociologia & Política: Grupo de Pesquisa e Extensão. 

As mesas de debate destes eventos contarão com um mínimo de dois convidados, sendo um externo à UFLA e o outro vinculado formalmente a essa instituição. 

A exigência de que os eventos sejam organizados fora do campus universitário e com a participação de, pelo menos, um membro não ligado à universidade, de acordo com a organização, justifica-se como um modo de estimular a participação da comunidade lavrense e de seu entorno e o seu diálogo com a universidade. 

Ainda segundo a organização, inicialmente, será feita a programação referente ao 2º semestre de 2017 e, posteriormente, do 1ª e 2º semestres de 2018. 

O evento do segundo semestre deste ano já está acertado. Com o tema “O (não) lugar da Filosofia e da Sociologia no e Ensino Médio brasileiro”, será realizado no dia 7 de novembro, das 16 às 18h30, no Auditório da Escola Municipal Dra. Dâmina (rua Pedro Moura, 269, Centro, Lavras). 

A mesa redonda será composta pelos professores da Escola Estadual Firmino Costa, Claúdia Emília da Silva (Sociologia), Leandro José Maria da Silva (Filosofia); pelo professor do Instituto Gammon e do Colégio Educa, Lucir Antônio de Souza (História e Filosofia); pelo professor da Universidade Federal de Lavras, Renato Santos Belo (Filosofia). O mediador do evento será Braulino Capuchinho (Administração Pública/UFLA).

O coordenador do projeto, professor Marcelo Sevaybricker ressalta que boa parte da produção do conhecimento científico realizado no âmbito das universidades, tende, por razões históricas, institucionais e culturais, a manter-se insulado dentro das próprias instituições e que iniciativas como está incorporam e dialogam com os saberes, práticas culturais e atividades sociais das cidades e regiões onde há presença de universidades.

“Entendemos que a universidade, para cumprir com sua função pública prevista na Constituição Federal de 1988, deve forçosamente procurar estreitar as relações de parceria e diálogo com a sociedade brasileira”.

As inscrições são gratuitas pelo SIG UFLA (https://sig.ufla.br/modulos/publico/eventos/index.php), havendo com 200 vagas disponíveis.

Leia também: "É possível encontrar caminhos que possam reduzir a intolerância", diz professor da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.