Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO ARTICULADO NA UFLA ESTIMULA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

Iniciativa visa aproximar a instituição da população de Lavras e região, tratando de temas politicamente importantes do Brasil contemporâneo

A universidade pública no Brasil tem como suas funções três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. Tão importante quanto às outras duas, a extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão, sendo um processo educativo, cultural e científico.

Além disso, por meio da extensão, é possível também articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, possibilitando uma relação transformadora e de impacto social entre a universidade e a sociedade.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobretudo nos últimos anos, diante da sua grande expansão, tem fortalecido as atividades de extensão junto à comunidade de Lavras e da região. 

Uma das atividades de extensão que vem ganhando notoriedade e se fortalecendo é desenvolvida pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) da instituição, por meio do trabalho do professor adjunto de Ciência Política da UFLA, Marcelo Sevaybricker Moreira.

A iniciativa promove uma série de mesas redondas e palestras, organizadas com a participação de professores, estudantes e técnicos administrativos da universidade, bem como cidadãos da cidade de Lavras, durante o primeiro semestre de 2017 e o primeiro e segundo semestres de 2018.

Este projeto de extensão que visa aproximar a UFLA, ao menos a área das ciências humanas, da população de Lavras, tratando de temas politicamente importantes do Brasil contemporâneo.

Criado a partir das discussões feitas no Núcleo de Pesquisa e Extensão Sociologia & Política, do DCH, a iniciativa surgiu de maneira incipiente em outubro de 2013, sob a denominação de Centro de Pesquisa sobre Política (CEPEP), sob a coordenação do professor Marcelo Sevaybricker Moreira, que também é chefe do departamento, e procurou, desde então, desenvolver encontros de reflexão e discussão acerca de temas relacionados à política. 

Já no ano seguinte, em 2014, o grupo passou a ser coordenado também pelo professor Conrado Pires de Castro. No primeiro semestre letivo de 2016, o grupo ofertou pela primeira vez um curso de extensão, “Repensando os clássicos de interpretação do Brasil”, organizado em três módulos, com o propósito de pensar coletivamente problemas e perspectivas da formação sociopolítica de nosso país. 

Com o propósito de ampliar a interlocução com a comunidade lavrense, o grupo agora proprõe uma nova iniciativa de extensão, a ser conciliada com as outras atividades sob sua responsabilidade, inclusive o curso mencionado. 

“Entendemos que há um isolamento da universidade em relação ao resto da sociedade brasileira. O saber produzido na primeira, ao menos na área de Ciências Humanas, não é sempre e devidamente divulgado e apropriado pela sociedade brasileira, nem o saber produzido por essa última é devidamente reconhecida pela primeira. Nesse sentido, atividades que propiciem a democratização do conhecimento científico e sua maior interação com outras formas de conhecimento, no Brasil, são absolutamente necessárias”, destaca o professor Marcelo Sevaybricker.

Desta forma, serão realizados três debates ou palestras a cada semestre letivo da Universidade Federal de Lavras a serem organizados pelo grupo Sociologia & Política: Grupo de Pesquisa e Extensão. 

As mesas de debate destes eventos contarão com um mínimo de dois convidados, sendo um externo à UFLA e o outro vinculado formalmente a essa instituição. 

A exigência de que os eventos sejam organizados fora do campus universitário e com a participação de, pelo menos, um membro não ligado à universidade, de acordo com a organização, justifica-se como um modo de estimular a participação da comunidade lavrense e de seu entorno e o seu diálogo com a universidade. 

Ainda segundo a organização, inicialmente, será feita a programação referente ao 2º semestre de 2017 e, posteriormente, do 1ª e 2º semestres de 2018. 

O evento do segundo semestre deste ano já está acertado. Com o tema “O (não) lugar da Filosofia e da Sociologia no e Ensino Médio brasileiro”, será realizado no dia 7 de novembro, das 16 às 18h30, no Auditório da Escola Municipal Dra. Dâmina (rua Pedro Moura, 269, Centro, Lavras). 

A mesa redonda será composta pelos professores da Escola Estadual Firmino Costa, Claúdia Emília da Silva (Sociologia), Leandro José Maria da Silva (Filosofia); pelo professor do Instituto Gammon e do Colégio Educa, Lucir Antônio de Souza (História e Filosofia); pelo professor da Universidade Federal de Lavras, Renato Santos Belo (Filosofia). O mediador do evento será Braulino Capuchinho (Administração Pública/UFLA).

O coordenador do projeto, professor Marcelo Sevaybricker ressalta que boa parte da produção do conhecimento científico realizado no âmbito das universidades, tende, por razões históricas, institucionais e culturais, a manter-se insulado dentro das próprias instituições e que iniciativas como está incorporam e dialogam com os saberes, práticas culturais e atividades sociais das cidades e regiões onde há presença de universidades.

“Entendemos que a universidade, para cumprir com sua função pública prevista na Constituição Federal de 1988, deve forçosamente procurar estreitar as relações de parceria e diálogo com a sociedade brasileira”.

As inscrições são gratuitas pelo SIG UFLA (https://sig.ufla.br/modulos/publico/eventos/index.php), havendo com 200 vagas disponíveis.

Leia também: "É possível encontrar caminhos que possam reduzir a intolerância", diz professor da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...