Pular para o conteúdo principal

EMPODERAMENTO DE MULHERES RURAIS É TEMA DE PROJETO PREMIADO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Participar integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis da atividade econômica. 

A definição da Organização das Nações Unidas (ONU) para a expressão “empoderamento feminino” está sendo aplicada em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pela Emater-MG em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsuldeminas), Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal. 

A ação foi premiada no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no início deste mês, em Brasília.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE", foi selecionado para participar do congresso depois de ter sido premiado no concurso "Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar".

A coordenadora técnica de Bem Estar Social da Unidade Regional da Emater-MG em Guaxupé, no Sul de Minas, Aline Oliveira Guidis Kielblock, uma das responsáveis pela criação e execução do projeto, explica que dos 500 projetos inscritos, apenas 25 foram selecionados no concurso e apenas cinco, incluindo o de Conceição dos Ouros, foram apresentados oralmente. 

“Este é um trabalho realizado com boas parcerias em prol de um bem comum que é o acesso a mercados e a melhoria da qualidade de vida das mulheres rurais. É muito gratificante ter um trabalho premiado pelo FNDE, isso aumenta nossa responsabilidade, mas o mais importante é saber que a Emater pode articular boas ações para empoderar as mulheres e mudar a vida das famílias rurais”, avalia. 

O projeto também foi idealizado pela servidora do Ifsuldeminas Aloísia Hirata que destacou a importância do reconhecimento do trabalho e da parceria com a Emater-MG para o desenvolvimento de projetos de extensão que podem melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Resgate
O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE está sendo desenvolvido no grupo “Quitandas de Ouro” formado por agricultoras familiares de Conceição dos Ouros.

O objetivo da ação é promover a organização das mulheres rurais para fabricação de quitandas de polvilho e mandioca, valorizando suas habilidades e competências, promovendo o resgate da cultura alimentar; a segurança alimentar; a integração das famílias rurais e o fortalecimento da economia local, além do acesso de mulheres da zona rural ao mercado por meio de políticas públicas. 

A ideia é que as escolas interessadas aumentem a compra de produtos diretamente da agricultura familiar utilizando os recursos repassados pelo FNDE possibilitando, com isso, a oferta de produtos com mais qualidade nutricional aos alunos.

Na primeira etapa do projeto, foi realizado, pela Emater-MG, um diagnóstico com informações sobre quais produtos as mulheres sabiam fazer e com quem haviam aprendido. 

A próxima fase foi organizá-las em um grupo de interesse e capacitá-las para produzir tanto as quitandas tradicionais quanto as enriquecidas com hortaliças como beterraba, cenoura, ora-pro-nobis e inhame. 

A empresa também vem promovendo todo o apoio na gestão e fortalecimento do grupo “Quitanda de Ouros”, trabalho que continua sendo executado com expectativa de diversificar a produção para a conquista de novos mercados.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE foi publicado no Caderno de Boas Práticas do FNDE e FAO. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho