sexta-feira, 3 de novembro de 2017

EMPODERAMENTO DE MULHERES RURAIS É TEMA DE PROJETO PREMIADO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Participar integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis da atividade econômica. 

A definição da Organização das Nações Unidas (ONU) para a expressão “empoderamento feminino” está sendo aplicada em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pela Emater-MG em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsuldeminas), Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal. 

A ação foi premiada no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no início deste mês, em Brasília.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE", foi selecionado para participar do congresso depois de ter sido premiado no concurso "Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar".

A coordenadora técnica de Bem Estar Social da Unidade Regional da Emater-MG em Guaxupé, no Sul de Minas, Aline Oliveira Guidis Kielblock, uma das responsáveis pela criação e execução do projeto, explica que dos 500 projetos inscritos, apenas 25 foram selecionados no concurso e apenas cinco, incluindo o de Conceição dos Ouros, foram apresentados oralmente. 

“Este é um trabalho realizado com boas parcerias em prol de um bem comum que é o acesso a mercados e a melhoria da qualidade de vida das mulheres rurais. É muito gratificante ter um trabalho premiado pelo FNDE, isso aumenta nossa responsabilidade, mas o mais importante é saber que a Emater pode articular boas ações para empoderar as mulheres e mudar a vida das famílias rurais”, avalia. 

O projeto também foi idealizado pela servidora do Ifsuldeminas Aloísia Hirata que destacou a importância do reconhecimento do trabalho e da parceria com a Emater-MG para o desenvolvimento de projetos de extensão que podem melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Resgate
O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE está sendo desenvolvido no grupo “Quitandas de Ouro” formado por agricultoras familiares de Conceição dos Ouros.

O objetivo da ação é promover a organização das mulheres rurais para fabricação de quitandas de polvilho e mandioca, valorizando suas habilidades e competências, promovendo o resgate da cultura alimentar; a segurança alimentar; a integração das famílias rurais e o fortalecimento da economia local, além do acesso de mulheres da zona rural ao mercado por meio de políticas públicas. 

A ideia é que as escolas interessadas aumentem a compra de produtos diretamente da agricultura familiar utilizando os recursos repassados pelo FNDE possibilitando, com isso, a oferta de produtos com mais qualidade nutricional aos alunos.

Na primeira etapa do projeto, foi realizado, pela Emater-MG, um diagnóstico com informações sobre quais produtos as mulheres sabiam fazer e com quem haviam aprendido. 

A próxima fase foi organizá-las em um grupo de interesse e capacitá-las para produzir tanto as quitandas tradicionais quanto as enriquecidas com hortaliças como beterraba, cenoura, ora-pro-nobis e inhame. 

A empresa também vem promovendo todo o apoio na gestão e fortalecimento do grupo “Quitanda de Ouros”, trabalho que continua sendo executado com expectativa de diversificar a produção para a conquista de novos mercados.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE foi publicado no Caderno de Boas Práticas do FNDE e FAO. 

com assessoria

Nenhum comentário: