Pular para o conteúdo principal

EMPODERAMENTO DE MULHERES RURAIS É TEMA DE PROJETO PREMIADO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Participar integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis da atividade econômica. 

A definição da Organização das Nações Unidas (ONU) para a expressão “empoderamento feminino” está sendo aplicada em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pela Emater-MG em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsuldeminas), Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal. 

A ação foi premiada no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no início deste mês, em Brasília.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE", foi selecionado para participar do congresso depois de ter sido premiado no concurso "Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar".

A coordenadora técnica de Bem Estar Social da Unidade Regional da Emater-MG em Guaxupé, no Sul de Minas, Aline Oliveira Guidis Kielblock, uma das responsáveis pela criação e execução do projeto, explica que dos 500 projetos inscritos, apenas 25 foram selecionados no concurso e apenas cinco, incluindo o de Conceição dos Ouros, foram apresentados oralmente. 

“Este é um trabalho realizado com boas parcerias em prol de um bem comum que é o acesso a mercados e a melhoria da qualidade de vida das mulheres rurais. É muito gratificante ter um trabalho premiado pelo FNDE, isso aumenta nossa responsabilidade, mas o mais importante é saber que a Emater pode articular boas ações para empoderar as mulheres e mudar a vida das famílias rurais”, avalia. 

O projeto também foi idealizado pela servidora do Ifsuldeminas Aloísia Hirata que destacou a importância do reconhecimento do trabalho e da parceria com a Emater-MG para o desenvolvimento de projetos de extensão que podem melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Resgate
O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE está sendo desenvolvido no grupo “Quitandas de Ouro” formado por agricultoras familiares de Conceição dos Ouros.

O objetivo da ação é promover a organização das mulheres rurais para fabricação de quitandas de polvilho e mandioca, valorizando suas habilidades e competências, promovendo o resgate da cultura alimentar; a segurança alimentar; a integração das famílias rurais e o fortalecimento da economia local, além do acesso de mulheres da zona rural ao mercado por meio de políticas públicas. 

A ideia é que as escolas interessadas aumentem a compra de produtos diretamente da agricultura familiar utilizando os recursos repassados pelo FNDE possibilitando, com isso, a oferta de produtos com mais qualidade nutricional aos alunos.

Na primeira etapa do projeto, foi realizado, pela Emater-MG, um diagnóstico com informações sobre quais produtos as mulheres sabiam fazer e com quem haviam aprendido. 

A próxima fase foi organizá-las em um grupo de interesse e capacitá-las para produzir tanto as quitandas tradicionais quanto as enriquecidas com hortaliças como beterraba, cenoura, ora-pro-nobis e inhame. 

A empresa também vem promovendo todo o apoio na gestão e fortalecimento do grupo “Quitanda de Ouros”, trabalho que continua sendo executado com expectativa de diversificar a produção para a conquista de novos mercados.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE foi publicado no Caderno de Boas Práticas do FNDE e FAO. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...