Ex-aluno Fernando Corrêa (ao fundo) durante treinamento em Teresópolis, no Rio de Janeiro 


“Como era ex-atleta de base, já entrei para o curso de Educação Física com meu objetivo bem definido: trabalhar com a preparação de goleiros. Então, ao longo de toda minha graduação direcionei meus estudos para esta área”, conta o treinador Fernando Corrêa, ex-aluno da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF).

A meta inicial do ex-aluno na graduação tem se mostrado efetiva. Corrêa foi convocado pela nona vez pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para treinar goleiros da seleção sub-15. Desta vez, participará doCampeonato Sul-Americano de Futebol Sub-15, que será disputado em Mendoza e San Juán, na Argentina, a partir do próximo domingo, 5. No dia seguinte, o Brasil enfrenta a Bolívia. O torneio termina no dia 19.


Com a equipe de goleiros: esta é a nona convocação do profissional pela CBF 
Em 2016, Corrêa atuou em diversos amistosos da equipe. O profissional atribui as convocações após a boa campanha desenvolvida no time sub-17 do Coritiba, no Paraná, onde treina goleiros, na disputa da Copa Votorantins, em 2016, na qual a equipe paranaense conquistou o vice-campeonato.

Como treinador da seleção brasileira, Corrêa destaca que o maior desafio é selecionar apenas três goleiros para integrarem o time. “Em meio a tantos talentos, escolher fica difícil. Mas precisamos focar que o Sul-Americano é um campeonato de alto nível e disputadíssimo.” 

A seleção brasileira é tetracampeã na competição que chega à oitava edição. Neste ano, além de adversários sul-americanos, as seleções croata e tcheca são as convidadas do torneio. No grupo B, além de jogar contra a Bolívia, o Brasil enfrentará Croácia, Equador, Peru e Venezuela.

O treinador reforça que o professor da Faefid Marcelo Matta foi uma das figuras centrais ao longo de sua preparação profissional. “Quando entrei na UFJF, o curso não era tão prático quanto é hoje. O professor, na época, desenvolvia uma parceria com o Sport Clube. Lá comecei como preparador, participando desse projeto de formação de futebolistas”, lembra.

da assessoria da UFJF