Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA PROFESSORA SURDA DA UFMG COMEMORA TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM

Para Michelle Murta, sociedade trata os surdos como "seres invisíveis"

A professora Michelle Murta, primeira surda efetivada como docente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Faculdade de Letras (Fale), comemorou a escolha do tema da redação do Enem 2017, Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. 

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, feita por meio do aplicativo WhatsApp, ela disse acreditar que “os surdos ainda têm chance em uma sociedade que os trata como seres invisíveis”. 

Ela prevê que muitos candidatos responderão à questão de forma equivocada, mas considera um avanço importante que o tema esteja na ordem do dia. “Quantos jovens hoje pararam para pensar um pouco sobre os surdos?”, questionou. “Isso me satisfaz e me anima a lutar mais e mais”, completou.

Para Adriana Pagano, também professora da Fale e integrante do Laboratório Experimental de Tradução para Cegos e Surdos, ao propor uma dissertação sobre o tema, o Enem joga luz sobre uma questão fundamental. 

"Como nós sabemos, a redação não é só um exercício de prova, ela gera uma série de reflexões. Trata-se, portanto, de um tópico muito importante, joga o holofote numa necessidade muito presente”, afirmou.

Na avaliação da professora Regiane Lucas, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, que investiga a acessibilidade e as vulnerabilidades no grupo de pesquisa Afetos, houve pouca margem para o desrespeito aos direitos humanos – apesar  da disputa judicial envolvendo o assunto nos dias que antecederam a aplicação da prova. 

“A inclusão é um tema debatido na sociedade, não há dúvidas de que, para ser mais humana, uma sociedade precisa promover a inclusão. Portanto, é um tema que gera poucas polêmicas”, disse.

da assessoria da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...