Pular para o conteúdo principal

SOCIEDADE JÁ SE MOBILIZA CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Com recado #SeVotarNãoVolta para os deputados federais, sociedade já se mobiliza contra Reforma da Previdência
Em ano eleitoral, deputados federais mais votados em Lavras terão que votar a Reforma da Previdência

As mobilizações das centrais sindicais, entidades e sociedade civil contra o fim da aposentadoria começou cedo, ontem, quarta-feira, 13, dia de mobilização em todo o Brasil contra a aprovação da nova proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer (PMDB).

O governo negociava com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para colocar a reforma na pauta de votação na próxima semana antes do recesso parlamentar, apesar de não ter conseguido o número de votos necessários para aprovar a reforma. 

“A pressão deles é grande. E a nossa será maior ainda”, diz o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, que participou ontem, cedo, de ato dos metalúrgicos da Volkswagen, na via Anchieta, em São Paulo.

Para ser aprovada, a matéria precisa de pelo menos 308 votos dos deputados federais, em dois turnos. Diante das grandes dificuldades para o obter o número de votos necessários, já no final da tarde de ontem, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou em nota que foi firmado um acordo entre os presidentes da Câmara e do Senado para que a votação da reforma da Previdência ocorra somente em fevereiro de 2018, após o fim do recesso parlamentar.

Inicialmente, a ideia do presidente da Câmara era marcar para hoje, quinta-feira, 14, a data de início da apreciação da reforma da Previdência pelo plenário da Casa. 

Já o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), já havia afirmado que a matéria só entraria na pauta da Casa no ano que vem.

No início da noite de ontem, após a repercussão da nota de Romero Jucá, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que não houve decisão do governo em votar a reforma da Previdência somente em fevereiro de 2018.

Segundo o ministro, o anúncio do senador Romero Jucá (PMDB-RR), de que os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado acordaram em votar a reforma no início do próximo ano, é uma “opinião”.

“O senador Romero Jucá, inclusive acabei de falar com ele, expressou a sua opinião de que ele acha isso uma solução viável e possível que ocorra. Evidentemente que isso não é uma decisão ainda. Continuamos trabalhando e temos como objetivo votar o mais rápido possível. Se possível ainda, de fato, na semana que vem”, disse no início da noite após fazer uma palestra em um evento na capital paulista, segundo informou a Agência Brasil.

Mobilizações 
Ontem, por volta das 6h, em São Bernardo do Campo, cinco mil trabalhadores e trabalhadoras da Volkswagen pararam as duas vias locais da Rodovia Anchieta, sentido litoral, e aprovaram, por unanimidade, realizar greve caso a proposta contra o fim da aposentadoria seja colocada em votação. 

Na capital paulista, às 11h, os trabalhadores se concentraram em frente ao prédio do INSS, no viaduto Santa Ifigênia, centro da capital, para dialogar com a população e alertar sobre as consequências da nova proposta de reforma.

Em Santa Catarina, o dia de ontem, também começou cedo. Os trabalhadores se concentraram no calçadão da Felipe Schmidt, às 7h30, em frente à agência do INSS, em Florianópolis.

#SeVotarNãoVolta
Na capital de Minas Gerais, em Belo Horizonte, as ruas foram tomadas por outdoorrs com o recado #SeVotarNãoVolta, destinado aos deputados que pretendem votar a favor da reforma da Previdência.

Em Lavras, no Sul de Minas, um outdoor também já afixado na rua Dr. Backer, no centro da cidade. A peça traz o recado aos deputados federais mais votados na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...