No último dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou no Gabinete do prefeito o plano de municipalização dos serviços voltados a cães e gatos em Guaxupé, no Sul de Minas.
O atendimento, que antes era feito por Associações Protetoras de Animais, neste ano passará a ser de responsabilidade somente da prefeitura, que terá o foco voltado especialmente para a castração e “chipagem” dos animais de rua e aqueles pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Clínicas veterinárias especializadas serão credenciadas pelo Governo Municipal para prestarem os serviços, que serão de aproximadamente R$40 mil por ano.
A decisão de municipalização do serviço voltado aos animais de rua surgiu depois que a equipe técnica da prefeitura visitou outras cidades que estão realizando o mesmo trabalho e com resultados bastante positivos.
Poços de Caldas é uma destas cidades que optou pela municipalização e credenciamento de uma clínica veterinária.
Segundo Marcelo Pedrosa, veterinário da Prefeitura de Guaxupé, a atenção será especialmente voltada aos animais de rua e também aqueles pertencentes às famílias mais carentes do município: “Antes o recurso financeiro era repassado a duas associações de animais que consequentemente contratavam os serviços veterinários. Agora, isso será feito por clínicas que a própria Prefeitura irá credenciar. Além disso, faremos uma triagem para ser justo na disponibilidade de atendimento. Preferencialmente serão os animais de rua, bem como cães e gatos de famílias que não tem condições de pagar por um veterinário. Acreditamos que assim, conseguiremos ter bons resultados no controle destes animais, como é o que está acontecendo em Poços de Caldas”, explicou.
Para Elina Costa, secretária municipal de Saúde, o cadastramento da clínica especializada trará uma condição melhor no atendimento dos animais de rua.

Comentários