De janeiro a outubro de 2017, houve 32 novos casos de HIV/Aids na região de São João del-Rei, nas Vertentes, com um aumento de 30% na incidência da doença em relação a 2016. A faixa etária mais atingida são os jovens, de 19 a 24 anos.
Em 2016, foram registrados 23 casos. A informação é da enfermeira-chefe Wanderléia de Souza e Silva, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Preservativo
Wanderléia de Souza e Silva aconselha o uso obrigatório do preservativo (camisinha) nas relações sexuais, principalmente nos chamados grupos de risco, que são os profissionais do sexo, os viciados em drogas, os presidiários e os homossexuais.
Atualmente, 273 pessoas de São João del-Rei e de 18 municípios vizinhos estão vivendo com Aids, em tratamento contínuo no CTA, recebendo a medicação gratuita - antirretrovirais -, os chamados coquetéis.
O número de mortes tem diminuído, mas o tratamento é essencial para preservar a vida das pessoas infectadas. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem hoje 830 mil brasileiros com HIV e Aids.
A coordenadora faz um apelo à população para procurar o CTA que fica aberto de segunda a sexta-feira, na avenida Tiradentes, 136, de 7 às 17 horas, telefone (32) 3372-8097.
Para fazer o teste rápido de possível detecção da doença, os horários são de 7h30 às 10h30 e de 13h30 às 15h30, também de segunda a sexta-feira. Em 15 minutos, sai o diagnóstico.
A equipe do CTA é formada por enfermeiras, dois médicos infectologistas, um clínico-geral e psicólogas, com total sigilo do resultado. O vírus do HIV/Aids destrói o sistema imunológico que provoca o adoecimento do paciente.
com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário