Para preparar os novos alunos, foi anunciada a criação do curso preparatório Pró-Técnico na cidade. A expectativa é que o edital seja publicado em maio e oferte 40 vagas
O CEFET-MG deu, nesta terça-feira, 20, o primeiro passo para a criação de um Centro de Educação Tecnológica (CET) na cidade de Campo Belo, no Sul de Minas, com a assinatura do protocolo de intenções entre a prefeitura da cidade e a direção geral da instituição.
O protocolo foi apresentado em uma audiência pública, realizada na Secretaria Municipal de Educação. O CET é uma parceria entre a instituição e a prefeitura, para oferta de cursos técnicos presenciais.
Representaram o CEFET-MG, o diretor-geral, professor Flávio Santos, e a diretora de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, professora Giani David Silva.
Compuseram a mesa do evento, ainda, o prefeito municipal de Campo Belo, Alisson Carvalho (PSB); o vice-prefeito, Adalberto Lopes (MDB); a secretária de Educação do município, Rosana Silveira, a presidenta da Câmara Municipal, Marilena Neves; e a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo, Suely Tavares.
Os presentes destacaram a importância da presença do CEFET-MG na cidade, para o desenvolvimento do município e da região. Segundo Rosana Silveira, esta é a “realização de um sonho, algo que já estava sendo desejado pelo município há muito tempo”.
Giani Silva apresentou o CEFET-MG, destacando sua organização multicampi e verticalizada, e citando projetos de extensão que fazem com que a Instituição converse com seu entorno.
Para o diretor-geral, Flávio Santos, há na futura atuação da Instituição em Campo Belo uma preocupação com que “o padrão de qualidade do CEFET-MG permaneça”.
Ele lembrou que a Instituição será responsável por certificar o aluno ao final do curso, e pela seleção, qualificação e treinamento dos professores que forem ministrar os cursos do CET.
O prefeito Alisson Carvalho enfatizou a participação da população na construção da parceria com o CEFET-MG e anunciou a realização de uma consulta pública para decidir os primeiros cursos técnicos a serem ofertados.
A audiência contou ainda com a participação de alunos representantes de escolas públicas da cidade, que compartilharam suas expectativas para implantação do CET, desejando uma melhora na oferta de ensino da região e, consequentemente, melhores oportunidades de trabalho.
Por fim, a mesa abriu para perguntas da plateia, que indagou sobre a contratação de professores, os requisitos necessários para ingressar nos cursos, a expansão para o ensino superior, entre outros temas.
CET
Um Centro de Educação Tecnológica (CET) é um projeto colaborativo, em que o CEFET-MG tem responsabilidade com os aspectos didático-pedagógicos e a certificação dos alunos, e a prefeitura de Campo Belo arca com a parte administrativa e os encargos econômico-financeiros.
Campo Belo já conta com um polo de ensino a distância (EAD) do CEFET-MG e, com a implantação do CET, oferecerá cursos presenciais para estudantes que cursam o ensino médio (modalidade concomitante) e para aqueles que já concluíram o ensino médio (modalidade subsequente).
Flávio Santos afirma que este é um projeto ainda modesto, mas que será ampliado gradativamente. Ele lembrou o exemplo de Timóteo, que implantou em 1998 um CET e em 2006 tornou-se um campus do CEFET-MG.
Para preparar os novos alunos, a secretária de Educação, Rosana Silveira, anunciou a criação do curso preparatório Pró-Técnico na cidade. A expectativa é que o edital, elaborado em parceria com a Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, seja publicado em maio e oferte 40 vagas.
da assessoria do CEFET-MG
Comentários