sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA: CURTA DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DE LAVRAS COMPETE EM FESTIVAL


O Filmambiente vai para Brasília em Março de 2018, para participar do Fórum Mundial da Água, onde é responsável pela realização do Programa Green Film, mostra oficial de audiovisual do Fórum.

O Programa Green Film, uma iniciativa do Fórum Cidadão, reúne a mostra Voz dos Cidadãos, com filmetes de até 4 minutos enviados pela sociedade civil de todo o mundo, tendo como tema a água, e o Festival Green Film, com curadoria do Filmambiente e apoio de alguns festivais internacionais, composto por 13 filmes de longa metragem e 26 filmes de curta metragem em competição, estes últimos reunidos em uma sessão infantil – 10 filmes, com ênfase em animações – e 2 sessões especiais com 16 filmes.

Duas escolas municipais de Lavras, no Sul de Minas, estão no páreo da premiação da Voz dos Cidadãos. Os alunos das escolas municipais Sebastião Vicente Ferreira, localizada na Comunidade do Funil, na Zona Rural da cidade e Álvaro Botelho, localizada na região central, participaram do curta-metragem “Os Segredos do Rio Grande”.

Com duração de 5 minutos, o filme mostra que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes e conta a história de personagens ligados ao rio que precisam cuidar e preservar este habitat e garantir sua sobrevivência. Com suas águas cristalinas, o Rio Grande traz segredos, belezas e também benefícios. 

Ao todo, 39 estudantes de ambas as escolas participaram do desenvolvimento do curta-metragem. A produção, sob a coordenação geral de Beatriz Lindenberg, teve como diretora e orientadora de animação Analúcia Godoi. O apresentador do jornal da TV Universitária (TVU) de Lavras, Luciano de Paula, foi o responsável pela gravação das vozes do filme.

Um júri internacional indicará os seis melhores curtas, que receberão um prêmio de US$ 400. Todos os trabalhos serão exibidos no início das sessões de debates. Ao todo, 110 curta-metragens de 26  países foram selecionados para integrar o festival. 

Além da competição, o festival Green Film tem ainda uma Mostra Panorama, que reúne 8 filmes, com destaque para três filmes realizados em Recife pelo projeto Ateliers Varan, da França e o longa metragem Vida Engarrafada: o negócio da Nestlé com a Água.

O programa Green Film tornou-se realidade graças ao patrocínio da AFD – Agência Francesa do Desenvolvimento – e da organização do Fórum e o apoio dos festivais CineEco (Portugal), FICA (Brasil, Goiás), Planet in Focus (Canadá), CMS Vatavaran (India) e WaterDocs (Canadá). Tem ainda o apoio da Green Cross Italia e Biennale de Veneza e do Governo da Coreia, que concederão prêmios especiais aos filme participantes.

Clique aqui para votar.


Leia também: Lançado o filme "Os segredos do Rio Grande"

Fórum Mundial da Água
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Nenhum comentário: