Mais uma vez Ouro Preto, na região Central do Estado, se transforma em palco e cenário de uma das mais belas expressões da cultura e da religiosidade mineira.
Celebrações, procissões e ritos que remontam o século XVIII atraem milhares de turistas de todos os cantos do mundo para a Semana Santa na histórica cidade.
O evento, organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, inicia-se no dia 23 de março, com o ultimo rito litúrgico do Setenário das Dores, e culmina na tradicional mobilização da comunidade para a confecção dos tapetes devocionais no Sábado de Aleluia, dia 30 de março.
É neste dia que a população da cidade faz vigília e enfeita as ruas para a Procissão da Ressurreição, que acontece no dia 31.
E todos acordam cedo, no Domingo de Páscoa, para seguir de perto o cortejo, que tem como destaque uma “revoada” de crianças vestidas de anjo.
No sábado, a Prefeitura Municipal distribuirá serragem colorida em pontos estratégicos do percurso da procissão, que sai da Basílica Nossa Senhora do Pilar rumo à Igreja Bom Jesus dos Perdões.
A confecção dos tapetes devocionais, patrimônio imaterial de Ouro Preto, sempre conta com a participação de pessoas de todas as idades, adultos e crianças, tanto dos moradores como também dos turistas.
A Secretaria de Cultura e Patrimônio e a Secretaria de Turismo, Indústria Comércio se encarregam de organizar a cidade. Com auxílio das demais secretarias, elas organizam o trânsito, montam palco para a encenação da Paixão de Cristo, iluminam o trajeto e envolvem as Sociedades Musicais, as tradicionais bandas que tornam o evento ainda mais encantador.
com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário