Pular para o conteúdo principal

ALFENAS: AUTORIDADES DEBATEM SEGURANÇA PÚBLICA EM REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL


Se reuniram no último dia 5, na Câmara Municipal de Alfenas, no Sul de Minas, o promotor de Justiça Frederico Carvalho de Araújo, o delegado regional de Segurança Pública Thiago Gomes Ribeiro, o tenente coronel Márcio Bocher, os membros do Consepa, Carmem e Carlos Nascimento e os vereadores Edson Lelis, Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos), Waldemilson Gustavo, Vagner Tarcísio (Guinho), Kátia Goyatá e o presidente da Câmara, José Carlos de Morais (Carlinho Vardemá). 

A reunião foi solicitada pelo Ministério Público para apresentar suas atividades em relação a Ação Civil Pública proposta contra o Estado de Minas Gerais, para interdição do presídio, devido a superlotação que ocorre no local.

De acordo com as autoridades, as condições atuais do presídio são péssimas, sendo preciso traçar algumas ações pelo Ministério Público em conjunto com os Vereadores, alicerçados pelo Conselho de Segurança Pública de Alfenas e pelas Polícias Civil e Militar.

Em reunião, foram debatidos diversos temas, como: agenda urgente com os representantes do Governo de Minas Gerais, para que possam acolher o pedido das autoridades públicas e cessar a superlotação existente; grandes filas de visita que atravessam dias para que familiares possam ver seus parentes que estão encarcerado.

Foi debatida também a  solicitação de abrigo e banheiros para estes familiares; trabalho para os presos, fazendo jus a remissão de pena, que é um direito de todos os detentos; obras paradas que precisam ser retomadas para diminuir a superlotação; mutirão da saúde para atender uma grande demanda existente, assim como atendimento de assistência social e jurídica, sendo uma proposta a união da Defensoria Pública e a Assistência Judiciária do município. 

A intenção é de apresentar essas demandas às autoridades competentes, para evitar maiores problemas com esta situação.

Além disso, foi proposta uma nova reunião, com outras autoridades, como a diretora do Presídio e juíza Criminal, para aprimorar o diálogo e as ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...