quinta-feira, 26 de julho de 2018

CONGONHAS: DEFESA CIVIL E CSN REALIZAM SIMULADO DA BARRAGEM CASA DE PEDRA

Mineração de ferro mais antiga em operação no Brasil, a Casa de Pedra detém mais de 6 bilhões de toneladas em recursos e 3 bilhões de toneladas em reservas 

A Defesa Civil de Congonhas, na região Central de Minas, e a CSN Mineração irão realizar um simulado de emergência e evacuação no bairro Residencial, na manhã deste domingo, 29. 

O exercício acontecerá nas ruas José Morais Silva, Carlota Cordeiro, Santinha Teixeira de Matos, Maria de Castro e Crispim Francisco Mendes. 

Para que tudo aconteça de forma tranquila e ordenada, os moradores já receberam em suas casas um material com instruções para casos de emergência.  Esta ação consta do Plano de Emergência da Barragem Casa de Pedra.

Nesta terça-feira, 24, aconteceu uma reunião na sede da Associação de Moradores, localizada à rua Carlota Cordeiro, nº 40, em que os organizadores do simulado de evacuação explicaram como ele irá funcionar e tirar dúvidas da população. De acordo com a Defesa Civil da cidade, em breve, serão divulgadas as datas dos próximos simulados.

Ameaça de rompimento da barragem
De acordo com o promotor de Justiça Vinícius Alcântara Galvão, “o parecer da Ceat - Central de Apoio Técnico - demonstra que a Barragem Casa de Pedra precisa passar por estudos mais avançados e também por algumas correções".

Um parecer técnico do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), divulgado em outubro do ano passado, apontou risco de rompimento na barragem Casa de Pedra, em Congonhas. O laudo enumera vários problemas que colocam a comunidade local em perigo.

O laudo enumera vários problemas que colocam a comunidade local em perigo. A perícia, feita por uma geóloga do MP, aponta falhas no monitoramento da barragem.

A barragem faz divisa com bairros residenciais. Um estudo da própria mineradora aponta que, em caso de rompimento, os rejeitos atingiriam quase que imediatamente uma área com cerca de 350 casas e 1,5 mil pessoas.

Nenhum comentário: