Pular para o conteúdo principal

CONGONHAS: DEFESA CIVIL E CSN REALIZAM SIMULADO DA BARRAGEM CASA DE PEDRA

Mineração de ferro mais antiga em operação no Brasil, a Casa de Pedra detém mais de 6 bilhões de toneladas em recursos e 3 bilhões de toneladas em reservas 

A Defesa Civil de Congonhas, na região Central de Minas, e a CSN Mineração irão realizar um simulado de emergência e evacuação no bairro Residencial, na manhã deste domingo, 29. 

O exercício acontecerá nas ruas José Morais Silva, Carlota Cordeiro, Santinha Teixeira de Matos, Maria de Castro e Crispim Francisco Mendes. 

Para que tudo aconteça de forma tranquila e ordenada, os moradores já receberam em suas casas um material com instruções para casos de emergência.  Esta ação consta do Plano de Emergência da Barragem Casa de Pedra.

Nesta terça-feira, 24, aconteceu uma reunião na sede da Associação de Moradores, localizada à rua Carlota Cordeiro, nº 40, em que os organizadores do simulado de evacuação explicaram como ele irá funcionar e tirar dúvidas da população. De acordo com a Defesa Civil da cidade, em breve, serão divulgadas as datas dos próximos simulados.

Ameaça de rompimento da barragem
De acordo com o promotor de Justiça Vinícius Alcântara Galvão, “o parecer da Ceat - Central de Apoio Técnico - demonstra que a Barragem Casa de Pedra precisa passar por estudos mais avançados e também por algumas correções".

Um parecer técnico do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), divulgado em outubro do ano passado, apontou risco de rompimento na barragem Casa de Pedra, em Congonhas. O laudo enumera vários problemas que colocam a comunidade local em perigo.

O laudo enumera vários problemas que colocam a comunidade local em perigo. A perícia, feita por uma geóloga do MP, aponta falhas no monitoramento da barragem.

A barragem faz divisa com bairros residenciais. Um estudo da própria mineradora aponta que, em caso de rompimento, os rejeitos atingiriam quase que imediatamente uma área com cerca de 350 casas e 1,5 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho