Pular para o conteúdo principal

ORDEM DE VEICULAÇÃO E TEMPO DE PROPAGANDA ELEITORAL FORAM DEFINIDOS PELO TRE

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV tem início no dia 31

Em audiência pública ocorrida na tarde da última sexta-feira, 24, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) fez o sorteio da ordem de veiculação e a divulgação do tempo de cada partido ou coligação na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as Eleições 2018, que terá início no dia 31 de agosto.

O sorteio e a divisão do tempo não contaram com as candidaturas da Coligação #Minas Tem Jeito (MDB/PSB/PV/PROS/PODE/PRB/PDT) para os cargos de Governador e Senador, em razão de a coligação não ter candidato a governador devido à renúncia de Márcio Lacerda.

Havendo a regularização da coligação, com novos candidatos a governador e vice, será feita a redistribuição do tempo de propaganda em bloco e inserção, sem necessidade de nova audiência para esse fim, já que ficou acordado que a eventual nova chapa entraria como última na ordem de apresentação dos programas, que obedece a um rodízio diário.

Outro ponto importante foi que o tempo a que tem direito o Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi contado para as coligações nas quais o partido aparece coligado com o Partido dos Trabalhadores (PT), para governador, senador, deputado federal e estadual. Caso haja alteração após o julgamento da dissidência envolvendo o PSB, o tempo será recalculado.

Para o cargo de governador, quem abrirá o horário eleitoral será a candidata Dirlene Marques, da Coligação Frente Minas Socialista (PSOL/PCB), seguido de Fernando Pimentel, da Coligação Do Lado do Povo (PT/PC do B/DC/PR/PSB).

Na propaganda em bloco, Anastasia, da Coligação Reconstruir Minas, ficou com o maior tempo, com 4’32” por dia, seguido do candidato Fernando Pimentel, da Coligação do Lado do Povo, com 3,35”. Na propaganda em inserção, Anastasia tem direito a 495 e Fernando Pimentel 390, a serem veiculadas ao longo do horário eleitoral gratuito.

Confira o quadro (formato PDF) com a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita em bloco para governador, com a ordem sorteada.

Para o cargo de senador, os primeiros a aparecer serão os candidatos do PPL e o maior tempo será dos candidatos da Coligação Reconstruir Minas, com 3’28’’ por dia. 

No caso de deputado federal, no primeiro dia de veiculação do horário eleitoral gratuito, a Coligação Renovação (PTC/PATRI/PMB) vai iniciar a propaganda gratuita, conforme o quadro (formato PDF), com a ordem de veiculação de cada um no bloco, e o tempo (formato PDF).

Para deputado estadual, o programa também será aberto pela Coligação Renovação (PTC/PATRI/PMB). Confira o quadro (formato PDF) com a ordem de veiculação e o quadro (formato PDF) com o tempo de cada partido/coligação no bloco.

Nos programas em bloco, será adotado o sistema de rodízio, de acordo com a sequência sorteada, devendo o partido político ou a coligação que teve seu programa apresentado em último lugar ser deslocado para o primeiro e assim sucessivamente.

No caso das inserções, é seguido o plano de mídia, que distribui as inserções de todos os partidos e coligações ao longo da programação diária.

A distribuição dos tempos indicados foi feita utilizando-se os critérios do artigo 47 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), considerando o número de partidos políticos ou coligações que solicitaram registro de candidato aos cargos de governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual e a respectiva representação na Câmara dos Deputados em 2014.

A audiência aconteceu no auditório do CREA-MG e foi presidida pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, membro substituto da Corte Eleitoral e um dos três magistrados responsáveis pelo julgamento das representações envolvendo propaganda eleitoral nessas eleições.

Todas as tabelas referentes ao tempo de propaganda estão disponíveis no site do TRE.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...