Pular para o conteúdo principal

UFLA JÁ TEM O TERRENO PARA O CAMPUS EM PARAÍSO

Estimativa é contratar 66 professores a partir do ano que vem e mais 60 técnicos ao longo de dois anos
Solenidade realizada ontem, segunda-feira, 13, marcou a assinatura do termo de posse do terreno

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste do Estado, Walker Américo Oliveira (PTB), recebeu na manhã do último dia 6, uma comitiva de representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), liderada pelo reitor professor José Roberto Soares Scolforo. 

Eles acertaram detalhes sobre o ato de assinatura do documento de transferência do terreno que o município doou à universidade, no Jardim Mediterranèe, para a implantação de seu campus.

A expectativa é que iniciadas as obras, em dois anos e meio o campus esteja completamente pronto em Paraíso.

Comitiva da UFLA visitou o local de instalação do campus, no último dia 6, e acertou os detalhes da cerimônia, realizada nesta segunda-feira

Também participaram do encontro no último dia 6, a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, o pró-reitor de graduação, professor Ronei Ximenes Martins, o pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor Jackson Antônio Barbosa, funcionários da área técnica da universidade, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo e vereadores. 

Há cerca de dois anos a universidade vem trabalhando pela retomada do projeto que, segundo afirma, só ficou garantido com a condição de que as exigências da universidade fossem atendidas, principalmente a disponibilidade do recurso financeiro necessário para a implantação e manutenção do campus em São Sebastião do Paraíso.

“A verba já está assegurada para iniciar e concluir o empreendimento. Devemos considerar que existe certa instabilidade no cenário político, por isso, pretendo concluir as licitações até o final deste ano. Estando prontas, empenho todo o recurso e, feito isto, ninguém pode me tirar esta verba que foi destinada. Eu trabalho de forma muito segura, porque tudo o que fazemos envolve pessoas, e é preciso este cuidado para não decepcioná-las. Eu só vim aqui porque tenho algo seguro para apresentar. Eu tenho respeito pela população local, que fica na expectativa, e mais do que isto, tenho que zelar pelo nome de uma instituição que é muito qualificada, chamada Universidade Federal de Lavras”, enfatizou em entrevista publicada no site da prefeitura da cidade.

Scolforo disse ainda que a UFLA tem mantido ritmo de crescimento e este é um momento histórico para a universidade, pois, ela realiza sua primeira expansão foram do campus de Lavras.

Cerimônia oficial - Centenas de pessoas participaram na tarde desta segunda-feira, 13, da cerimônia realizada pela prefeitura para assinatura do ato de transferência da área de 150 mil metros quadrados, no Jardim Mediterranèe para a Universidade Federal de Lavras.

Cerimônia oficial de transferência da área para a UFLA

A cerimônia oficial aconteceu no local onde será construído o campus e contou com a presença do reitor José Roberto Soares Scolforo e do pró-reitor de Graduação Ronei Ximenes Martins.

Reitor mostra aos presentes a escritura do terreno que agora pertence a Universidade Federal de Lavras

Após a assinatura, o reitor fez a apresentação do projeto ao público presente. De acordo com a administração da cidade, erá um ganho não apenas para a educação local e regional, mas também para a economia local, o comércio, o mercado imobiliário e o setor de serviços.

Início das atividades — A proposta inicial da UFLA é a implantar quatro cursos, sendo três de engenharia (softwares, produção e industrial), com duração de cinco anos, além de um bacharelado interdisciplinar de três anos.

Área do campus em São Sebastião do Paraíso, com projeção dos prédios a serem construídos

Segundo Scolforo, após professores serem contratados, os melhores serão submetidos a um mestrado em Tecnologias para Agroindústria. 

“A lógica é que, daqui a cinco anos, estejamos com 1.020 alunos. Este é o nosso início. Lembrando que em 1994, com 86 anos de Ufla, a comunidade nossa era de 2.800 pessoas. Então estamos começando muito forte e a tendência depois é ir criando novos cursos. Ao longo dos anos, com uma estrutura desta, em um lugar como este, é certo que a universidade vai viabilizar aqui vários cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorados, que é o que mais faz a geração do conhecimento, da ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou ele, na entrevista para o site da prefeitura da cidade.

O reitor da UFLA garantiu que o processo seletivo para as vagas que serão ofertadas pela universidade em Paraíso acontece entre o final deste ano e início de 2019. Inicialmente serão oferecidos quatro cursos e 180 vagas por ano

A estimativa é contratar 66 professores a partir do ano que vem e mais 60 técnicos ao longo de dois anos. Estes são do quadro de servidores concursados. Também haverá a contratação de pessoas terceirizadas, que serão responsáveis por cuidar do campus, como limpeza, vigilância, manutenção, entre outros.

A prefeitura irá disponibilizar uma área para o início das aulas enquanto a construção do campus em Paraíso é realizada. 

“Os cursos vão iniciar em uma área da prefeitura, porque não vamos esperar dois anos e meio para começarmos as aulas. Serão adequados alguns laboratórios e, durante este tempo, iremos trabalhar em uma área mais central da cidade. À medida que ficarem prontas as instalações da UFLA, iremos aos poucos realocando as turmas, até que mudemos 100% para a nova estrutura”, explicou o reitor.

O prefeito da cidade analisa a possibilidade de disponibilizar o imóvel do Anexo I, na Lagoinha, para que a UFLA inicie suas atividades, devendo a pré-escola municipal, que atualmente funciona no prédio, ser transferida para outro local. 

“A Prefeitura está tomando todas as medidas necessárias para agilizar a vinda do campus da UFLA/Paraíso. Isto é uma marco para a nossa cidade. A força política faz com que isso aconteça e o sonho de ter um Sesc e uma universidade federal se tornam realidade. Será um ganho não apenas para a educação local e regional, mas também para a nossa economia, o comércio, o mercado imobiliário, o de serviços e, certamente, também dará ânimo aos estudantes e profissionais do ensino. Convido a todos para a cerimônia da próxima segunda-feira, quando faremos a cessão da área para a UFLA”, concluiu o prefeito Walker Oliveira.

Reuniões - Ainda ontem, segunda-feira, 13, o reitor José Roberto Scolforo se encontrou com empresários da região e participou da reunião ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. No Parlamento municipal o dirigente foi questionado sobre a vinda da universidade pelos vereadores. Ele explanou os planos e ações e reforçou que a construção do campus está garantida.

Na ocasião, o presidente da Câmara Marcelo de Morais (PSDB) apresentou um projeto que concede o Título de Cidadão Benemérito Paraisense ao reitor.

com assessoria da prefeitura de São Sebastião do Paraíso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.