Pular para o conteúdo principal

COM CENÁRIO DE E-SPORTS EM CRESCIMENTO, UFLA SE PREPARA PARA SEDIAR EVENTO PIONEIRO

Com um olhar para o futuro e pensamento inovador, universidade promove o I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e eSports, com o tema "Cultura corporal de movimento virtual"

Um conhecimento ainda pouco explorado. O que antes era apenas uma diversão, hoje pode levar a glória. Em competições acirradas, tem experimentado um grande aumento de popularidade nos últimos anos. O e-Sports, ou também chamado de esporte eletrônico, ganha cada vez mais fãs, jogadores, equipes e patrocinadores, aliado a grandes premiações. 

De olho neste segmento, com o olhar para o futuro e um pensamento inovador, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia entre os dias 27 e 30 de setembro, o I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e eSports, com o tema "Cultura corporal de movimento virtual".

O Congresso foi idealizado com a finalidade de desenvolver o pensamento e a apropriação entre essa nova forma de manifestação da cultura corporal no meio virtual, inter-relacionando principalmente os conhecimentos da Educação Física com os da Ciência da Computação, na direção da construção do jogo em seus múltiplos sentidos.

Além disso, o evento procura estabelecer um diálogo com diferentes perspectivas desse mesmo fenômeno em sua forma competitiva para que possa ser melhor entendido.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Jogos Eletrônicos e e-Sports (NEJE) do Departamento de Educação Física (DEF) da universidade e tem sob a coordenação-geral, o professor do DEF, Raoni Perrucci Toledo Machado, que também é coordenador do Grupo de Estudos Olímpicos da instituição, em conjunto com o Núcleo de Interação de Novos Jogos Acadêmicos (NINJA) do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e conta também com o apoio do UFLA e-Sports, equipe de esportes online da Universidade Federal de Lavras, estes coordenados pela professora Ana Paula Piovesan Melchiori, do DCC.

De acordo com o coordenador-geral do evento, professor Raoni Perruci, para evitar o distanciamento entre a teoria e a prática, durante o Congresso serão realizados dois campeonatos, sendo um exclusivo para alunos do ensino fundamental e médio da cidade de Lavras, o “I Campeonato Escolar de Jogos Eletrônicos de Lavras”, e um outro aberto à comunidade local, o “I Aberto de eSports da UFLA”. 

Com esses eventos, a organização espera conseguir construir uma relação com os jogadores facilitando futuras pesquisas que demandarão atenção desses sujeitos, além de envolver os estudantes de ensino fundamental e médio, bem como a sociedade local, nas atividades promovidas pela universidade, como uma forma de interação social.

Palestrantes
A abordagem do tema do Congresso, "Cultura corporal de movimento virtual", será feita pelo coordenador-geral do evento, o professor professor associado do DEF/UFLA, Raoni Perrucci Toledo Machado. Membro da Academia Olímpica Brasileira, atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da universidade. Suas principais linhas de pesquisa são filosofia do esporte com ênfase no olimpismo, atividades físicas na natureza e jogos eletrônicos e e-Sports.

Reconhecido com o Prêmio internacional da Amazon Lumberyard como Golden Buzz Saw Community Game Dev., Juliano Cristian, ministrará no evento a palestra "Desenvolvimento de Games, eSports e Oportunidades para se trabalhar com Games". 

A Palestra "O mundo do entretenimento e como ganhar dinheiro com esse mercado" ficará a cargo de Moacyr Alves Jr, sócio da empresa Talent Experts - um braço da XLG/UOL que cuida exclusivamente dos campeonatos de eSports da UOL - e fundador da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos da Brasil (ACIGAMES). Ele também é titular da comissão de direito digital para games e aplicativos na OAB/SP.

A Palestra "eSports do Universitário ao Profissional" será ministrada pelo ex-técnico e CEO da UFABC Storm (atlética dedicada aos e-sports da Universidade Federal do ABC), tricampeão do Torneio Universitário de eSport (TUES), campeão BGS – UNILOL, e ex-técnico da 5Fox, Leone Patron.

Graziela Cirino fará a palestra "Aspectos psicológicos de jogadores de e-Sports". Psicóloga, coach e especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, é co-fundadora da Talent Experts e traz na bagagem uma ampla experiência em multinacionais de grande porte, usada para contribuir na profissionalização dos eSports com atividades e estudos ligados a Psicologia Organizacional e do Trabalho e na Gestão da Imagem.

"Mulheres no cenário de eSports no Brasil" é o tem da Palestra de Josy “Bloom” Souza, uma jovem que faz parte do cenário de e-Sports a 5 anos. Começou com um time de feminino de Dota 2, como jogadora. Porém foi nos bastidores que se sentiu confortável. Foi uma das administradoras do projeto de Dota 2 na Games Academy e fez parte da staff da LBEE e também de torneio da SDL. Organizadora do maior torneio presencial feminino de Dota 2 da América, está sempre buscando sempre ajudar a integrar mulheres no cenário competitivo e também que elas se sintam confortáveis de jogar online.

Já a Palestra "Por que falar em jogos eletrônicos (cybercultura) no interior da Educação Física?" ficará a cargo de Kleber Tuxen Carneiro, professor adjunto do DEF/UFLA, participa como pesquisador junto ao Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), bem como pesquisador/colaborador junto ao Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (LEAPE) da Unemat.

Serviço
I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e eSports
Data: 27 a 30 de setembro de 2018
Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Organização: Núcleo de Estudos em Jogos Eletrônicos e e-Sports (NEJE) - DEF/UFLA
Mais info: https://www.facebook.com/NEJEeS/ ou neje@def.ufla.br

Comentários

André disse…
Parabéns pela iniciativa.

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.