quinta-feira, 13 de setembro de 2018

COM CENÁRIO DE E-SPORTS EM CRESCIMENTO, UFLA SE PREPARA PARA SEDIAR EVENTO PIONEIRO

Com um olhar para o futuro e pensamento inovador, universidade promove o I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e eSports, com o tema "Cultura corporal de movimento virtual"

Um conhecimento ainda pouco explorado. O que antes era apenas uma diversão, hoje pode levar a glória. Em competições acirradas, tem experimentado um grande aumento de popularidade nos últimos anos. O e-Sports, ou também chamado de esporte eletrônico, ganha cada vez mais fãs, jogadores, equipes e patrocinadores, aliado a grandes premiações. 

De olho neste segmento, com o olhar para o futuro e um pensamento inovador, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia entre os dias 27 e 30 de setembro, o I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e eSports, com o tema "Cultura corporal de movimento virtual".

O Congresso foi idealizado com a finalidade de desenvolver o pensamento e a apropriação entre essa nova forma de manifestação da cultura corporal no meio virtual, inter-relacionando principalmente os conhecimentos da Educação Física com os da Ciência da Computação, na direção da construção do jogo em seus múltiplos sentidos.

Além disso, o evento procura estabelecer um diálogo com diferentes perspectivas desse mesmo fenômeno em sua forma competitiva para que possa ser melhor entendido.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Jogos Eletrônicos e e-Sports (NEJE) do Departamento de Educação Física (DEF) da universidade e tem sob a coordenação-geral, o professor do DEF, Raoni Perrucci Toledo Machado, que também é coordenador do Grupo de Estudos Olímpicos da instituição, em conjunto com o Núcleo de Interação de Novos Jogos Acadêmicos (NINJA) do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e conta também com o apoio do UFLA e-Sports, equipe de esportes online da Universidade Federal de Lavras, estes coordenados pela professora Ana Paula Piovesan Melchiori, do DCC.

De acordo com o coordenador-geral do evento, professor Raoni Perruci, para evitar o distanciamento entre a teoria e a prática, durante o Congresso serão realizados dois campeonatos, sendo um exclusivo para alunos do ensino fundamental e médio da cidade de Lavras, o “I Campeonato Escolar de Jogos Eletrônicos de Lavras”, e um outro aberto à comunidade local, o “I Aberto de eSports da UFLA”. 

Com esses eventos, a organização espera conseguir construir uma relação com os jogadores facilitando futuras pesquisas que demandarão atenção desses sujeitos, além de envolver os estudantes de ensino fundamental e médio, bem como a sociedade local, nas atividades promovidas pela universidade, como uma forma de interação social.

Palestrantes
A abordagem do tema do Congresso, "Cultura corporal de movimento virtual", será feita pelo coordenador-geral do evento, o professor professor associado do DEF/UFLA, Raoni Perrucci Toledo Machado. Membro da Academia Olímpica Brasileira, atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da universidade. Suas principais linhas de pesquisa são filosofia do esporte com ênfase no olimpismo, atividades físicas na natureza e jogos eletrônicos e e-Sports.

Reconhecido com o Prêmio internacional da Amazon Lumberyard como Golden Buzz Saw Community Game Dev., Juliano Cristian, ministrará no evento a palestra "Desenvolvimento de Games, eSports e Oportunidades para se trabalhar com Games". 

A Palestra "O mundo do entretenimento e como ganhar dinheiro com esse mercado" ficará a cargo de Moacyr Alves Jr, sócio da empresa Talent Experts - um braço da XLG/UOL que cuida exclusivamente dos campeonatos de eSports da UOL - e fundador da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos da Brasil (ACIGAMES). Ele também é titular da comissão de direito digital para games e aplicativos na OAB/SP.

A Palestra "eSports do Universitário ao Profissional" será ministrada pelo ex-técnico e CEO da UFABC Storm (atlética dedicada aos e-sports da Universidade Federal do ABC), tricampeão do Torneio Universitário de eSport (TUES), campeão BGS – UNILOL, e ex-técnico da 5Fox, Leone Patron.

Graziela Cirino fará a palestra "Aspectos psicológicos de jogadores de e-Sports". Psicóloga, coach e especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, é co-fundadora da Talent Experts e traz na bagagem uma ampla experiência em multinacionais de grande porte, usada para contribuir na profissionalização dos eSports com atividades e estudos ligados a Psicologia Organizacional e do Trabalho e na Gestão da Imagem.

"Mulheres no cenário de eSports no Brasil" é o tem da Palestra de Josy “Bloom” Souza, uma jovem que faz parte do cenário de e-Sports a 5 anos. Começou com um time de feminino de Dota 2, como jogadora. Porém foi nos bastidores que se sentiu confortável. Foi uma das administradoras do projeto de Dota 2 na Games Academy e fez parte da staff da LBEE e também de torneio da SDL. Organizadora do maior torneio presencial feminino de Dota 2 da América, está sempre buscando sempre ajudar a integrar mulheres no cenário competitivo e também que elas se sintam confortáveis de jogar online.

Já a Palestra "Por que falar em jogos eletrônicos (cybercultura) no interior da Educação Física?" ficará a cargo de Kleber Tuxen Carneiro, professor adjunto do DEF/UFLA, participa como pesquisador junto ao Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF), bem como pesquisador/colaborador junto ao Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (LEAPE) da Unemat.

Serviço
I Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e eSports
Data: 27 a 30 de setembro de 2018
Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Organização: Núcleo de Estudos em Jogos Eletrônicos e e-Sports (NEJE) - DEF/UFLA
Mais info: https://www.facebook.com/NEJEeS/ ou neje@def.ufla.br

Um comentário:

André disse...

Parabéns pela iniciativa.