Pular para o conteúdo principal

BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA É INAUGURADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


O Departamento de Educação (DED) inaugurou no último dia 3, a Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cerca de 40 crianças, de 2 e 3 anos, da Escola Municipal Juraci Elisa da Costa foram convidadas a participar da tarde lúdica.

A brinquedoteca é um requisito legal para o funcionamento dos cursos de Pedagogia, entendido como um laboratório de práticas pedagógicas que faz a interlocução entre teoria e prática, pensando no brincar como um elemento primordial para o desenvolvimento da criança e da infância.

A proposta foi desenvolvida pela coordenadora do Grupo de Pesquisa e Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) e professora do curso de Pedagogia, Francine de Paulo Martins Lima, atualmente responsável pela Brinquedoteca. 

Segundo a pesquisadora, a proposta é ter um espaço que atenda aos requisitos legais para o funcionamento do curso de Pedagogia, além de desenvolver um processo formativo que tenha o brincar como um compromisso da formação docente. 


“Entendemos que o brincar é a atividade principal da criança, pautado em referenciais teóricos específicos. E sendo o brincar tão fundamental, precisamos, enquanto professores, nos apropriar desse conhecimento e dessas informações para que possamos olhar para a criança numa perspectiva de respeito e promoção do desenvolvimento infantil. Assim, a brinquedoteca revela-se como um espaço para o desenvolvimento do protagonismo, da cultura infantil e para a promoção da infância, mas também para a promoção de uma formação docente comprometida com o brincar no âmbito do curso e para além dele”, afirma a professora.

Além da professora, a Brinquedoteca também conta com o apoio de professoras ligadas às disciplinas da educação da infância, do curso de Pedagogia. Vinculado ao projeto Oficina do Brincar, o espaço conta com uma equipe de 4 bolsistas e 2 alunas de iniciação científica, do Forpedi, responsáveis pelo desenvolvimento das ações e da manutenção da Brinquedoteca. 

“Está sendo uma oportunidade de vivenciarmos na prática um pouco do que estudamos em sala de aula, além de ser uma oportunidade de desenvolver a minha pesquisa que está relacionada a todo esse processo de construção da Brinquedoteca”, diz Isabel Dornelas, integrante do grupo e estudante de Pedagogia.

Brinquedos, brincadeiras e aprendizagens
A Brinquedoteca é pensada e organizada para que as crianças possam desenvolver o processo criativo e imaginativo, que se dá pelo e no brincar. 

É um ambiente especialmente lúdico que convida a criança a explorar, experimentar, sentir e a fantasiar por meio do contato com brinquedos estruturados e não estruturados diversos que instigam o brincar e buscam estimular o protagonismo e autonomia infantil. 

A Brinquedoteca conta ainda com uma programação especial com a proposição de brincadeiras da cultura infantil, momentos de musicalização e contação de histórias, além de oportunizar o acesso a cerca de 700 livros de literatura infantil. O espaço busca proporcionar ações que se articulam com o ensino, a pesquisa e a extensão, e será um ambiente aberto às crianças da comunidade.

A coordenadora da escola visitante, professora Michele Aparecida Pimenta, afirma que as crianças aprendem brincando. 

“São esses espaços que vão proporcionar esse aprendizado. O convite feito pelo DED fez com que as crianças tivessem um dia único.”

“Quando a criança brinca, ela desenvolve mecanismos e processos para compreender a si e ao mundo. Percebendo a criança nessa perspectiva, passamos a respeitar suas necessidades, seus desejos, seus anseios e então passamos ao encaminhamento de propostas de formação e práticas pedagógicas que coadunam com a ideia de promoção do desenvolvimento integral da criança, no aspecto físico, psicológico, emocional, social e afetivo”, explica a professora Francine.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...