sexta-feira, 26 de outubro de 2018

ENADE 2017: DESEMPENHO DE CURSOS DA UFLA SE MANTÉM ACIMA DA MÉDIA


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 9, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado em 2017. 

Dezenove cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passaram pelo Exame nessa edição e obtiveram resultado acima da média das instituições de ensino superior: enquanto no Brasil 28,6% dos cursos têm os melhores conceitos (4 e 5), na UFLA, 93,3% dos cursos avaliados ocupam essa faixa de destaque.

No País, 537.360 estudantes concluintes, de 1.478 instituições de ensino, foram avaliados. O Enade é previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de avaliar o desempenho de quem conclui os cursos de graduação, tanto em conteúdos gerais, quanto naqueles específicos da área de formação. 

É um exame obrigatório, sendo exigido para que o estudante participe da colação de grau. A cada ano, grupos diferentes de cursos passam pelo exame, em um ciclo que se completa trienalmente. 

Em 2017, fizeram o Enade cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins (bacharelados e licenciaturas); e controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial (cursos superiores de tecnologias).

Dos 36 cursos da UFLA, 19 foram avaliados em 2017, sendo 15 na modalidade presencial e 4 na modalidade de Educação a Distância (EaD). 

No geral, os cursos mantiveram suas notas ou evoluíram. De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, considerando o conjunto de instituições que participaram do Enade, o resultado da UFLA foi excelente. 

“O nível de excelência se mantém inclusive quando se compara com o grupo de Instituições Públicas Federais e com as instituições de Minas Gerais. Em Minas, 35,7% das instituições estão nessa faixa dos conceitos equivalentes a muito bom e ótimo (notas 4 e 5). Já se considerarmos apenas as instituições federais do País, o percentual é de 49,3%. A UFLA está nesses grupos com melhores indicadores de avaliação”, diz.

Após a etapa de 2017, a UFLA conta agora com 28 cursos que já participaram do Enade em pelo menos uma edição: 7 cursos da instituição possuem o conceito 5  (25%), 17 cursos o conceito 4  (61%), 1 curso na média geral, com conceito 3, equivalente a “bom” (4%) e 3 cursos com conceito 2  (10%), sendo que desses três casos dois são referentes a cursos em extinção, da modalidade EaD. Outros oito cursos da UFLA serão avaliados em edições futuras: Direito, Pedagogia, Engenharias da Área Básica de Ingresso (ABI), Medicina e Engenharia Física.

Confira os cursos presenciais avaliados em 2017:
clique na imagem para ampliar

Entre os cursos da modalidade EaD, Pedagogia obteve nota 4. Já três cursos cuja oferta para ingresso foi interrompida em 2013 - Letras Português, Letras Inglês e Filosofia – ficaram com nota 2.

Outro indicador já divulgado pelo Inep é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Ele leva em conta uma comparação entre o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade, buscando mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. 

Para novembro, está prevista a divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também consideram o Enade.

com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Nenhum comentário: