Pular para o conteúdo principal

MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL GARANTE VITÓRIA PARA POPULAÇÃO DE BELO HORIZONTE

Entidades empresariais lideram movimento que luta contra criação de mais impostos para construir na capital mineira

O Projeto de Lei - 1.749/2015 referente ao novo Plano Diretor de Belo Horizonte que seria votado na última quinta-feira, 11, durante plenária da Câmara Municipal teve sua votação adiada devido à mobilização do setor produtivo da capital. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Sinduscon-MG, juntamente a outras 26 entidades, têm manifestado críticas em relação as propostas do Plano.

As entidades lançaram, em julho deste ano, o movimento “Mais Imposto Não, BH”, com objetivo de chamar a atenção para necessidade de mais diálogo a respeito do novo Plano.  De acordo com um estudo técnico contratado, “se aprovada pelos vereadores de Belo Horizonte, a medida vai gerar aumento final médio de 30% a quem deseja comprar um imóvel”.

O vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Construção, Teodomiro Diniz Camargos, enfatizou o trabalho feito junto aos empresários contra a proposta debatida nesta quinta-feira. 

“Hoje, estivemos aqui na Câmara para colocar a posição da indústria, do comércio, do serviço e do desenvolvimento de Belo Horizonte. Estivemos acompanhados de uma massa de empresários e de trabalhadores para inviabilizar essa aprovação desse plano que será péssimo para Belo Horizonte”, enfatizou. O líder empresarial ainda pontuou a necessidades de mais discussões sobre o Plano Diretor junto à sociedade. “Sem discussão ou ajuste desse plano, nossa posição é contrária a essa proposta até que se faça um debate adequado”, comentou.

Camargos ainda alertou que a criação de uma nova modalidade de imposto é danosa para a economia da cidade. 

“Na prática, a outorga onerosa do direito de construir vem em uma hora equivocada, uma vez que a economia ainda se recupera dos efeitos da última crise. Além disso, impacta fortemente o custo da moradia na capital e atinge justamente a população que mais precisa de moradia expulsando-a para regiões cada vez mais distantes”, enfatiza.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...