Pular para o conteúdo principal

PESQUISA COMPROVA BENEFÍCIOS DA LINHAÇA NA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL DE PACIENTES COM CÂNCER


Intestino preso é um problema muito comum entre pacientes de câncer. Tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos causam efeitos colaterais responsáveis por dificultar o trânsito intestinal de quem está doente. 

Com uma receita simples de gel de linhaça, um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostrou que o consumo do alimento pode ajudar no tratamento da constipação intestinal – uma alteração no intestino que reduz para menos de três evacuações intestinais por semana, provoca esforço excessivo para a excreção e reduz a qualidade de vida.

Pesquisadores receitaram 30 gramas de semente de linhaça marrom de molho em meio copo de água por, pelo menos, oito horas. No total, 25 pacientes de vários estágios e tipos de câncer em tratamento no Hospital Bom Pastor (HBP), em Varginha, no sul de Minas Gerais,  participaram da pesquisa e inseriram a formulação na alimentação, sob acompanhamento da equipe de nutricionistas do hospital.  

“A recomendação foi para consumo diário de todo o gel formado, juntamente com a semente, misturado em vitaminas, iogurtes, sucos e demais preparações pastosas ou líquidas. Nutricionistas monitoraram o consumo regular da linhaça”, informou a orientadora do estudo e professora do DNU, Isabela Coelho de Castro. 

Participaram do estudo pacientes em quimioterapia, radioterapia e em cuidados paliativos (quem não apresenta resposta satisfatória ao tratamento convencional, normalmente pessoas com a doença em fase avançada). Com a receita elaborada, quem alterou o cardápio reverteu o quadro grave de prisão de ventre em, no máximo, sete dias.

As avaliações ocorreram antes e depois da alteração na dieta diária por meio de questionários sobre cada sinal que o intestino não vai bem: distensão abdominal (sensação de inchaço), dor na evacuação, alteração na consistência das fezes, gases e sensação de reto cheio (vontade de ir ao banheiro, mas quando chega, não consegue evacuar ou tem sensação de evacuação incompleta).  “Eles relatavam evacuar uma vez na semana ou a cada 15 dias, com muita dor e gases”, acrescentou.

 Na virada da semana, os pacientes afirmaram ter a consistência das fezes regularizada. “Antes do consumo do gel de linhaça, 25% dos homens e 61% das mulheres alegaram sofrer de muita constipação intestinal. Depois da mudança da dieta, em sete dias, o trânsito intestinal de 97% dos homens e todas as mulheres voltou à normalidade”, informou Isabela Coelho de Castro.

Os resultados ainda apontaram que a sensação de inchaço foi eliminada para 32% dos participantes. A sensação de evacuação incompleta melhorou em 28%, enquanto 40% dos participantes não desenvolveram mais dor ao defecar e as fezes voltaram ao normal. Pelo menos 28% relataram diminuição de formação de gases.

Fibras
Rico em fibra, a linhaça ajuda na aceleração do trânsito intestinal. “A linhaça conta com fibras solúveis metabolizadas no cólon, que promovem o aumento do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino.  

Já as fibras insolúveis reduzem o tempo de trânsito do boloalimentar no intestino, aumenta a massa fecal e estimula as terminações nervosas que auxiliam na evacuação”, explicou a pesquisadora e estudante do DNU Rafaela Maria Guimarães.

Outro benefício das fibras encontradas na linhaça, especialmente as solúveis, está na capacidade de absorver água e formar gel, tornando as fezes macias e volumosas. A professora do DNU, Isabela Coelho de Castro, esclareceu que o gel é formado a partir da interação da parte solúvel das fibras com a água. “Aumento do consumo de líquidos, como água e o gel, por si só também favorece a regularização do intestino”, disse.

Semente de linhaça ainda conta vitaminas E e do complexo B, ferro, zinco, potássio, magnésio, ômega 3, fósforo e cálcio. A linhaça tem também lignana, substância com propriedades anticancerígenas, especialmente de doenças na mama e cólon.

com Pollyanna Dias - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.