Pular para o conteúdo principal

GRUPOS DE JF MANTÊM VIVA A TRADIÇÃO DE FOLIAS DE REIS


Encerrando um ciclo de 12 dias de peregrinação, iniciado em 24 de dezembro, 11 grupos de Folia de Reis movimentaram Juiz de Fora, na Zona da Mata, no último domingo, 6 – Dia de Reis, mantendo viva uma das mais antigas tradições culturais do Brasil. 

A jornada de devoção teve apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), e as últimas visitas, com entrega das bandeiras, atraíram moradores e pessoas que circulavam por bairros como Ipiranga, Bela Aurora, Teixeiras e Santa Luzia. Com roupas coloridas, cânticos, coreografias e versos afiados, os grupos não se renderam ao calor intenso e seguiram seu roteiro, cantando a paz e lembrando a trajetória dos Reis Magos até Belém para adorar o Menino Jesus.

A origem da festa é associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, trazida para o Brasil provavelmente no século XIX. 

Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado. Com versos preservados de geração em geração, as folias mesclam religiosidade e cultura popular. 


“Os Reis Magos são representados pelos músicos, sempre divulgando mensagens de paz e amor, desejando saúde e prosperidade. Já os palhaços, com suas máscaras monstruosas, personificam os soldados de Herodes, que tinham a missão de matar o Menino Deus”, explica André Brasilino, presidente da Associação das Folias de Reis e Charolas de Juiz de Fora.

Há 35 anos participando das folias, o pintor Gilberto Luiz Romualdo, 54 anos, conta que houve mudanças importantes ao longo das décadas. 

“O folclore é o mesmo. A tradição em si não mudou, mas as fantasias melhoraram muito. Antes os grupos eram apagados, agora as roupas estão mais caprichadas. A rapaziada gostou, e hoje temos mais mobilização popular.” Ele avalia que a tradição vem se fortalecendo e sendo preservada.

Os meninos Ariel da Silva, 10, Marcelo Augusto, 11, e Ítalo Eupídio, 13, estão entre os representantes da nova geração. Eles fizeram sua estreia no grupo Resposta do Oriente Jesus Vivo e não escondiam a satisfação de participar do festejo. 

Devidamente uniformizados, contaram sobre a emoção e a responsabilidade de manter uma tradição tão antiga. “Além disso, é muito legal viajar com o pessoal do grupo, conhecer outros lugares, outras pessoas”, observou Ariel.

Neto e filho de mestres, Leandro Luiz dos Santos decidiu lançar um novo grupo de Folia de Reis, o Descendentes do Pai Eterno, que fez sua primeira peregrinação. 

“Eu integrava outro grupo, mas fundei esse para ampliar as chances de participação dos meninos mais novos. Nossa tradição foi fortalecida, mas ainda está sob risco. Precisamos ficar atentos.”

A manicure Luciene da Glória, 26 anos, que recebeu em casa, no Bela Aurora, um dos grupos locais, é parte da rede de apoio à tradição cultural. 

“Acompanho as folias desde pequena. Começou com meu irmão que, ao avistar um grupo, saía pelas ruas. Hoje ele é um dos palhaços. Pegamos amor por essa cultura e estamos sempre ajudando a preservá-la.” 

A diretora de Cultura da Funalfa, Giovana Bellini, defende a importância de resgatar e difundir a cultura popular, como o caso da Folia de Reis “A cultura é a própria identidade de um povo. É a nossa essência”.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho