terça-feira, 22 de janeiro de 2019

PRESOS DE OURO FINO SÃO APROVADOS NO VESTIBULAR DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS

A prova foi aplicada pelo instituto dentro da unidade prisional e os custodiados aprovados aguardam apenas o início das aulas para começar a graduação

Para os detentos Mateus e Rafael, a saída do presídio será direto para a universidade. Os dois presos, que cumprem pena há quase dois anos no Presídio de Ouro Fino, acabaram de receber a notícia da aprovação no vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Inconfidentes. 

Rafael Vilas Boas Neto, 28 anos, irá fazer parte da próxima turma de Licenciatura em Ciências Biológicas. Mateus Alderigi Rocha, 24 anos, por sua vez, escolheu o curso de Tecnologia em Rede de Computadores.

Amigos que dividem a mesma cela, a ideia partiu de Rafael, que incentivou Mateus a também tentar uma vaga na instituição. Tudo começou com a visita do diretor do instituto à unidade prisional para a articulação de um projeto de remição pela leitura. 

Na ocasião, Rafael vislumbrou a possibilidade de fazer o vestibular e perguntou se seria possível. Com a sinalização positiva do diretor, o exame foi agendado e a prova aplicada em setembro do ano passado, dentro do presídio.

“Entramos aqui sem expectativa nenhuma, e isso nos dá um norte para tentar mudar a vida lá fora. Fico orgulhoso de conquistar a vaga e, ainda, por incentivar meus companheiros aqui a buscarem outras oportunidades”, destaca Rafael.

Segundo o diretor-geral do presídio, Leandro Francisco Pereira, tudo isso mostra a boa relação da unidade com outras instituições. 

“Para mim, é uma alegria muito grande, uma vez que o estudo e a qualificação são valiosos para recuperação do preso. Acompanhei de perto a ansiedade dos participantes e acredito na recuperação de ambos. Esta parceria com o Instituto Federal nos permite criar novas expectativas de outras oportunidades. Destaco o trabalho de todos na unidade que fizeram parte desta conquista”. 

Uma das grandes incentivadoras e responsáveis por tudo é a analista técnica jurídica, Ana Dione, que, além de auxiliar na documentação e na articulação com o instituto, também ajudou os presos na preparação para as provas. Seu papel foi o de quase uma professora, tendo em vista que forneceu material didático e tirou dúvidas ao longo do processo.

“Certa vez, ouvi dizer em um filme que a felicidade só é real quando compartilhada. Dessa forma, sinto-me imensamente feliz em fazer parte da história deles. Essa conquista representa uma mudança na perspectiva de vida dos reeducandos. 

Além do mais, mostra para todos que sempre é possível recomeçar. Com esses resultados, fico mais motivada a continuar, a buscar meios que possam de alguma forma fazer renascer a esperança no coração de muitos que já não acreditam em um novo amanhã”, afirma.

Mateus teve a sua vida transformada depois de entrar no presídio. Quando ele foi preso, só havia cursado o ensino fundamental. Com a ajuda da unidade prisional, estudou e concluiu o ensino médio e, agora, ingressou na universidade - e sairá como estudante de graduação.

“A minha expectativa é grande, principalmente de mudar minha vida. Batalhei e estudei bastante. A gente tem que pensar no nosso futuro, tivemos a oportunidade e aproveitamos. Eu gosto de informática, já tinha feitos alguns cursos e tenho experiência na área, é um bom mercado, espero conseguir um emprego logo”, reforça.

Instituto Federal Sul de Minas – Campos Inconfidentes
Fazer parte desta iniciativa e ser a pessoa que deu esta chance aos detentos é algo que emociona o diretor-geral do IF Sul de Minas - Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Fernandes. Desde que assumiu o cargo, em julho do ano passado, ele conta que a missão sempre foi promover o desenvolvimento sustentável regional por meio do ensino.

“Queremos levar essa educação de qualidade para todos. É algo espetacular tudo isso que aconteceu. Sinto como se cumpríssemos com o nosso objetivo social e, ao mesmo tempo, mostramos para as outras pessoas que há indivíduos presos que merecem uma oportunidade”, sinaliza.

Nenhum comentário: