quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

PRIMEIRO POVOADO DE MINAS, IBITURUNA ABRE FESTA DO PADROEIRO COM MÚSICAS E DANÇAS TÍPICAS


Com grande alegria, devotos, visitantes e paroquianos da Paróquia São Gonçalo do Amarante, da pequena Ibituruna, no Sul de Minas, se reúne à partir de amanhã, quinta-feira, 17, para celebrar o padroeiro. Com danças típicas da região: folia, calango e congada, a festa ganha proporção maior a partir de quarta-feira, 23.

A temática, neste ano, estará em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, intensificando as orações pelo discernimento vocacional dos jovens. Nas meditação, serão abordados os milagres de Jesus, narrados no Evangelho de São Lucas.

Durante todos os dias do novenário as danças tradicionais do povo ibiturunense se tornam ponto alto dos festejos. Destaque deve ser dado ao grande número de visitantes que vão até a pequena cidade para rezar e conhecer esta festa que está cada vez maior. 

De acordo com a enciclopédia virtual Wikipédia, conhecida como "Berço da Pátria Mineira", Ibituruna foi o primeiro povoado fundado em Minas Gerais, em 1674, pelo bandeirante Fernão Dias Paes Leme. Este, ao transpor o Rio Grande, estabeleceu o arraial, deixando no local um marco (pedra que marcava a sesmaria) até hoje existente e muito visitado pelos turistas.

O santo
Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.

São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em sua homenagem.

Nenhum comentário: