Pular para o conteúdo principal

FALTA DE REPASSES EM JANEIRO IRRITA PREFEITOS

Em audiência na ALMG, prefeitos cobram recursos e dizem que Zema, ao iniciar mandato, já repetiu mesmo erro de Pimentel
Prefeito de Betim lembrou que a Constituição garante repasse de 25% do ICMS arrecadado no Estado aos municípios

Os representantes do governo estadual e da Associação Mineira de Municípios (AMM) ainda não assinaram o acordo com as condições para pagamento dos repasses atrasados aos municípios. O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Rodrigo Amaral, afirma que os recursos de fevereiro já foram pagos, mas a previsão para começar a quitar os atrasados, por enquanto, é fevereiro de 2020.

Os recursos devidos, segundo a associação, chegaram aos R$ 6 bilhões, no final da gestão de Fernando Pimentel. Em janeiro, Romeu Zema, no entanto, teria feito a mesma coisa que seu antecessor ao se apropriar de cerca de R$ 1 bilhão, provenientes principalmente da arrecadação da parte de ICMS e IPVA que seriam dos municípios.

O assunto foi debatido em audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta quarta-feira (27/2/19). O requerimento para realização da reunião foi da presidente da comissão, deputada Rosângela Reis (Pode), motivado por pedido do prefeito de Betim, Vittório Medioli.

De acordo com os números da AMM, somente de Betim foram retidos, em janeiro, pelo governo estadual, mais de R$ 50 milhões. Durante a audiência, prefeitos e vereadores, de várias partes do Estado, relataram o caos que estão vivendo em suas cidades, algumas com hospitais e escolas fechando as portas, sem dinheiro para as despesas básicas.

Vittorio Medioli fez questão de citar que a Constituição Federal garante que 25% do ICMS arrecadado no Estado deve ir direto para os municípios. “A Constituição determina isso, e uma lei complementar garante o automatismo do crédito. É preciso restituir a legalidade urgentemente”, reforçou. Na opinião dele, o Decreto 47.296, de 2017, que criou o Comitê de Acompanhamento de Fluxo Financeiro do Estado, foi usado como "desculpa para roubar o dinheiro das prefeituras".

Segundo o prefeito, um acordo entre o Estado e o Banco do Brasil gerou também uma fraude dentro do sistema bancário, ao mandar o dinheiro das prefeituras para uma conta que não era dos municípios.

Impeachment – Vittorio Medioli chegou a dizer que, se a Assembleia Legislativa quisesse, já poderia pediu o impeachment do governador Romeu Zema, com base na retenção dos recursos do mês de janeiro.

Deputados defendem diálogo e pressão ao governador
Todos os deputados presentes à audiência pública enfatizaram o caráter suprapartidário da luta em defesa dos municípios, inclusive os que hoje fazem parte da base de sustentação do atual governador.

O líder do Bloco Sou Minas Gerais, deputado Gustavo Valadares (PSDB), reforçou a necessidade de parceria constante entre governo, deputados e prefeitos. Ele pediu ao governador que amplie o diálogo com todas as instâncias políticas, que se faça a “negociação política saudável”, para que as mudanças necessárias sejam feitas, e o Estado possa "sair do buraco".

A presidente da comissão, deputada Rosângela Reis, propôs que a Assembleia ajude a acelerar a assinatura do acordo entre o Governo do Estado e a AMM, e que o Plenário não vote nenhum projeto do governador, até que se resolva a situação das prefeituras. 

O deputado Raul Belém (PSC), que já foi prefeito de Araguari (Triângulo), também afirmou: “se for preciso, para tirar os municípios dessa miséria, nós não vamos votar nada nesta Casa. É isso que os cidadãos esperam de nós”.

A deputada Celise Laviola (MDB) e os deputados Dalmo Ribeiro (PSDB), Gustavo Santana (PR) e Antonio Carlos Arantes (PSDB) disseram acreditar na seriedade e na boa vontade do governador Zema em resolver a questão, mas também enfatizaram a necessidade de diálogo e de uma postura firme da Assembleia na defesa dos municípios.

E a deputada Ione Pinheiro (DEM) reforçou que o Banco do Brasil também tem que ser responsabilizado pela situação em que se encontram as prefeituras hoje, lembrando declarações do prefeito de Betim.

Governo reitera calamidade das contas
Durante a audiência pública, o representante do Executivo, o subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Rodrigo Amaral de Assunção, reiterou a situação de calamidade em que se encontravam as contas públicas, no momento em que Romeu Zema assumiu o Governo.

“Não tivemos condições de fazer nada em janeiro, pois não tínhamos nem os dados básicos do fluxo de caixa. Hoje, chegando aos 60 dias de governo, já temos ao menos o fluxo de caixa previsto para os próximos cinco anos”, disse. O subsecretário acredita que o acordo com as prefeituras seja fechado em duas ou três semanas.

Mas o presidente da AMM, Julvan Rezende Araújo Lacerda, disse que ainda falta muito. “Precisamos que o governo comece a pagar os atrasados ainda este ano. E também temos que definir, no acordo, o que será feito em caso de novas retenções, para podermos acionar o bloqueio do dinheiro, imediatamente, caso o Estado não pague aos municípios”, disse.

Prefeitos temem ser presos inocentemente
O deputado Zé Reis (PSD) disse que uma preocupação enorme dos prefeitos é que, a partir de 2021, muitos deles poderão ser processados, presos e terão seus bens bloqueados, "injustamente, sem terem feito nada de errado", porque não puderam cumprir suas obrigações, pela falta de repasses dos recursos pelo Estado.

"Terão problema com a justiça porque as contas deles não vão fechar", afirmou o deputado, que é ex-prefeito de Bonito de Minas, cidade de 10 mil habitantes no extremo Norte do Estado.

Atraso de repasses estaduais aos municípios chega a R$ 2 bilhões em 2019
Os deputados Fernando Pacheco (PHS) e Marquinhos Lemos (PT), que também foi prefeito de Carbonita (Jequitinhonha), reforçaram pedido ao representante do governo para que a devolução dos recursos retidos seja feita o mais rápido possível.

Cleitinho Azevedo (PPS) disse que em Divinópolis (Centro-Oeste), cidade onde foi vereador, não há recursos nem para fazer a coleta de lixo. "Sou da base do governo, mas não serei omisso, se essa situação não se resolver logo", afirmou o parlamentar.

Lista de credores - Ao final da reunião, a deputada Rosângela Reis anunciou que a Comissão apresentará requerimentos com pedidos de providências às Secretarias de Planejamento e de Fazenda, para que sejam publicadas no Diário Oficial a lista com a situação credora de todos os munícipios e quantidade de verba retida.

Outro pedido que será encaminhado é para a revogação imediata do Decreto 47.296, de 2017, que criou o Comitê de Acompanhamento de Fluxo Financeiro do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.