terça-feira, 12 de março de 2019

PESQUISA DA UFSJ VISA DESENVOLVER SISTEMA CONTRA PRAGA DO TOMATEIRO


“A traça do tomateiro (Tuta absoluta) é considerada uma das pragas mais importantes do tomate cultivado no Brasil”. O alerta é do professor Ernani Clarete, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Genética e Melhoramento Vegetal, Clarete e a pós-graduanda Alice Lagoeiro pesquisam sobre a traça do tomateiro e a fertilização nitrogenada em cultivo hidropônico de tomate.

O objetivo da pesquisa é desenvolver um sistema de produção de tomate com aplicação de adubação nitrogenada subótima. 

“Os trabalhos foram iniciados em uma casa de vegetação [espaço de produção de plantas] com equipamentos e instalações para o cultivo hidropônico de tomateiro. Foram disponibilizadas, em solução nutritiva para as plantas de tomate, quatro doses de nitrogênio, sendo uma normal e três abaixo do normal [subdoses]”, explica o professor. 

Com isso, estão sendo analisadas as características agronômicas, características físico-químicas, nutricionais e compostos bioativos dos frutos em função dessas doses de nitrogênio. Também está sendo analisado um metabólito secundário produzido pela planta (acilaçucar) que possui ação inseticida e repelente da praga.

Os estudos são desenvolvidos em parceria com pesquisadores do INRA Paca, em Avignon (França), e pesquisadores da Universidade de Lorraine, em Nancy (França).

Rápida e agressiva
Clarete explica que, por intermédio de tomates importados do Chile, a traça foi introduzida na Argentina, onde foi identificada em 1967, na cidade de Mendoza. Sua entrada no Brasil ocorreu no início dos anos de 1980, e a disseminação foi “rápida e agressiva, ocasionando perdas de até 100% nas lavouras em praticamente todos os estados brasileiros”, afirma.

Bolsista de produtividade
O professor Ernani Clarete é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), o qual oferece auxílio financeiro por meio de bolsas de produtividade para pesquisadores desenvolverem seus estudos. O benefício é ofertado com o intuito de valorizar a produção científica no país.

Essa reportagem faz parte de uma iniciativa de divulgação científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).

com assessoria da UFSJ

Nenhum comentário: