quinta-feira, 14 de março de 2019

PM MUDA ESTRUTURA DA COMPANHIA DE MEIO AMBIENTE PARA MELHORAR ATUAÇÃO NA FISCALIZAÇÃO

Nos 44 municípios da região de Lavras o que se destaca é a pesca predatória no Lago do Funil e intervenções em área de preservação permanente com construções muito próximas dos lagos do Funil, Furnas e Camargos. Extração mineral em Luminárias, Carrancas também preocupa

Houve ainda no ano de 2018 a reestruturação interna da 6ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede em Lavras, no Sul de Minas, por meio da criação do Comando de Policiamento do Meio Ambiente, com vínculo com o Batalhão de Meio Ambiente.

De acordo com a corporação, a mudança mais significativa foi a separação das atividades na estrutura anterior da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, que teve também seu comando criado.

As duas atividades não tinham muita ligação e a justificativa da Polícia Militar para a separação foi a especialização na atividade de meio ambiente.

A atribuição da Polícia Militar é por promover a segurança pública, missão institucional da Polícia Militar de Minas Gerais. 

“Atuamos na preservação do meio ambiente, fiscalização tanto preventiva, quanto repressiva. Desenvolvemos ações de Educação Ambiental preventiva, como campanhas como Piracema”, afirma o 1º tenente PM Luiz Cláudio Carvalho, comandante da Companhia de Meio Ambiente em Lavras.

A atividade de fiscalização do meio ambiente é bem complexa. Segundo a PM de Meio Ambiente, nos 44 municípios da região de Lavras o que se destaca é a pesca predatória no Lago do Funil, intervenções em área de preservação permanente com construções muito próximas do Lago do Funil, Furnas e Camargos. 

"A atividade de fiscalização do meio ambiente é bem complexa. Nos 44 municípios da região o que se destaca é a pesca predatória no Lago do Funil, Intervenções em área de preservação permanente com construções muito próximas do Lago do Funil, Furnas e Camargos. Existem intervenções em áreas de Preservação Permanente, nos lagos de Camargos e Funil. Além da extração mineral em Luminárias, Carrancas e em torno do lago de Furnas”, destaca o comandante da 6ª Companhia de Meio Ambiente.

“Os maiores problemas em Ijaci, referente a área ambiental são as intervenções, construções muito próximas do lago. Existem também lançamentos de esgoto clandestino no lago, sem conhecimento do município. Quando a fiscalização detecta esse problema, aplicamos as medidas administrativas e penas cabíveis e o município é informado para tomar as providências.Felizmente através da conscientização, que começa pelas crianças, através do PROGEA, Programa de Educação Ambiental, temos conseguido bons resultados na preservação ambiental. As crianças levam para casa, para a família a mensagem da preservação do meio ambiente, o que tem refletido em atos mais consciente dos pais, adultos e da população em geral”, ressalta o comandante da Companhia do Meio Ambiente, 1º tenente PM Luiz Cláudio Carvalho.

com assessoria

Nenhum comentário: