terça-feira, 30 de abril de 2019

MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO PROTEGEM NASCENTES NO PARQUE DAS ANDORINHAS, EM OURO PRETO

Parque Natural Municipal das Andorinhas 

As nascentes do Rio das Velhas, no Parque Natural Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto, na região Central do Estado, vão ficar mais protegidas a partir de agora. Serão 6.270 metros de cerca instalados para diminuir o impacto causado principalmente pelos animais que transitam pelo local. 

A medida foi uma solicitação do Subcomitê Nascentes à empresa Copasa, que faz captação de água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas para abastecer a grande Belo Horizonte.

O Subcomitê Nascentes existe há cinco anos e tem como objetivo promover a recuperação hidroambiental da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Nascentes, em Ouro Preto. Ele é formado por representantes do poder público ligados ao meio ambiente, usuários da água captada na bacia, e sociedade civil, sendo que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente possui uma cadeira permanente desde a criação.

A ação dá continuidade ao trabalho que foi iniciado ano passado, quando foram cercados 2.000 metros e plantadas 26.500 mudas de árvores nativas.

Antenor Rodrigues Barbosa, secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, ressaltou a importância do Parque das Andorinhas para a manutenção da diversidade biológica e até mesmo de espécies ameaçadas de extinção. 

“O parque protege recursos naturais necessários à nossa subsistência e os recursos hídricos, água, em particular”, afirmou.

Além de abrigar a nascente do Rio das Velhas, o maior afluente em extensão da bacia do rio São Francisco, o Parque Municipal das Andorinhas é uma opção de turismo para além do Centro Histórico de Ouro Preto. 

As trilhas em meio à vegetação pertencente à Mata Atlântica e ao Cerrado levam a diversas quedas d’água que formam belas paisagens. O acesso ao Parque é gratuito 24 horas por dia, sete dias por semana, com vigias durante todo o tempo.

Nenhum comentário: