Pular para o conteúdo principal

PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NO LAGO DE FURNAS SERÃO DEBATIDOS EM FÓRUM SUSTENTÁVEL

Vista da cidade de Fama

Na próxima quarta-feira, 5, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) vai promover na cidade de Fama, no Sul de Minas, o 1º Fórum Lago de Furnas Sustentável, uma parceria com a Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas (Acilago), que visa abrir espaço para discutir problemas ambientais relacionados ao reservatório de Furnas, a partir de dados apontados por estudos realizados na Universidade.

Segundo a professora Maria José dos Santos Wisniewski, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenadora do evento, o Fórum reunirá pesquisadores, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Geografia e Química e associações ligadas ao reservatório de Furnas para discutir com piscicultores e pescadores do município e região, bem como com usuários do reservatório em geral, sugestões de ações para a melhoria da qualidade da água e uso sustentável do entorno e do reservatório.

“A discussão entre os participantes do evento permitirá entender e colaborar com ações transformadoras que podem conduzir a um desenvolvimento social, econômico e ambiental, propiciando desenvolvimento sustentável e aprimoramento de políticas públicas”, afirma Profa. Maria José. 

Segundo ela, a formulação de sugestões objetivas nos grupos de trabalho previstos para o evento, pode auxiliar o Poder Público na implementação de ações voltadas para o uso sustentável do reservatório.

Durante o Fórum, serão apresentadas algumas das pesquisas que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Limnologia da UNIFAL-MG, no qual são realizados estudos sobre os corpos d’água de diversas regiões do Brasil, com enfoque especial ao reservatório de Furnas. 

Na página web do laboratório, o grupo apresenta a importância do trabalho desenvolvido: “Estudos limnológicos em corpos de água doce são necessários para se conhecer a diversidade e abundância dos organismos aquáticos e as características físicas e químicas destes ambientes.”

De acordo com o grupo de pesquisa, formado por cinco docentes, um técnico-administrativo e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversos cursos da UNIFAL-MG, sob a coordenação da professora Maria José, os sistemas como córregos, rios, lagos e reservatórios têm sofrido alterações resultantes das atividades da ação do ser humano sobre o meio ambiente nas bacias hidrográficas, o que causa a deterioração da qualidade da água e alteração destes ecossistemas aquáticos. 

“Com esses estudos pode-se fazer um diagnóstico da situação desses ambientes e fornecer subsídios para que medidas de preservação e de manejo sejam tomadas”, argumenta a coordenadora.

O evento vai acontecer no Hotel Náutico de Fama e as inscrições estão disponíveis aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...