Pular para o conteúdo principal

PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NO LAGO DE FURNAS SERÃO DEBATIDOS EM FÓRUM SUSTENTÁVEL

Vista da cidade de Fama

Na próxima quarta-feira, 5, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) vai promover na cidade de Fama, no Sul de Minas, o 1º Fórum Lago de Furnas Sustentável, uma parceria com a Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas (Acilago), que visa abrir espaço para discutir problemas ambientais relacionados ao reservatório de Furnas, a partir de dados apontados por estudos realizados na Universidade.

Segundo a professora Maria José dos Santos Wisniewski, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenadora do evento, o Fórum reunirá pesquisadores, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Geografia e Química e associações ligadas ao reservatório de Furnas para discutir com piscicultores e pescadores do município e região, bem como com usuários do reservatório em geral, sugestões de ações para a melhoria da qualidade da água e uso sustentável do entorno e do reservatório.

“A discussão entre os participantes do evento permitirá entender e colaborar com ações transformadoras que podem conduzir a um desenvolvimento social, econômico e ambiental, propiciando desenvolvimento sustentável e aprimoramento de políticas públicas”, afirma Profa. Maria José. 

Segundo ela, a formulação de sugestões objetivas nos grupos de trabalho previstos para o evento, pode auxiliar o Poder Público na implementação de ações voltadas para o uso sustentável do reservatório.

Durante o Fórum, serão apresentadas algumas das pesquisas que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Limnologia da UNIFAL-MG, no qual são realizados estudos sobre os corpos d’água de diversas regiões do Brasil, com enfoque especial ao reservatório de Furnas. 

Na página web do laboratório, o grupo apresenta a importância do trabalho desenvolvido: “Estudos limnológicos em corpos de água doce são necessários para se conhecer a diversidade e abundância dos organismos aquáticos e as características físicas e químicas destes ambientes.”

De acordo com o grupo de pesquisa, formado por cinco docentes, um técnico-administrativo e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversos cursos da UNIFAL-MG, sob a coordenação da professora Maria José, os sistemas como córregos, rios, lagos e reservatórios têm sofrido alterações resultantes das atividades da ação do ser humano sobre o meio ambiente nas bacias hidrográficas, o que causa a deterioração da qualidade da água e alteração destes ecossistemas aquáticos. 

“Com esses estudos pode-se fazer um diagnóstico da situação desses ambientes e fornecer subsídios para que medidas de preservação e de manejo sejam tomadas”, argumenta a coordenadora.

O evento vai acontecer no Hotel Náutico de Fama e as inscrições estão disponíveis aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho