Pular para o conteúdo principal

PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NO LAGO DE FURNAS SERÃO DEBATIDOS EM FÓRUM SUSTENTÁVEL

Vista da cidade de Fama

Na próxima quarta-feira, 5, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) vai promover na cidade de Fama, no Sul de Minas, o 1º Fórum Lago de Furnas Sustentável, uma parceria com a Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas (Acilago), que visa abrir espaço para discutir problemas ambientais relacionados ao reservatório de Furnas, a partir de dados apontados por estudos realizados na Universidade.

Segundo a professora Maria José dos Santos Wisniewski, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenadora do evento, o Fórum reunirá pesquisadores, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Geografia e Química e associações ligadas ao reservatório de Furnas para discutir com piscicultores e pescadores do município e região, bem como com usuários do reservatório em geral, sugestões de ações para a melhoria da qualidade da água e uso sustentável do entorno e do reservatório.

“A discussão entre os participantes do evento permitirá entender e colaborar com ações transformadoras que podem conduzir a um desenvolvimento social, econômico e ambiental, propiciando desenvolvimento sustentável e aprimoramento de políticas públicas”, afirma Profa. Maria José. 

Segundo ela, a formulação de sugestões objetivas nos grupos de trabalho previstos para o evento, pode auxiliar o Poder Público na implementação de ações voltadas para o uso sustentável do reservatório.

Durante o Fórum, serão apresentadas algumas das pesquisas que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Limnologia da UNIFAL-MG, no qual são realizados estudos sobre os corpos d’água de diversas regiões do Brasil, com enfoque especial ao reservatório de Furnas. 

Na página web do laboratório, o grupo apresenta a importância do trabalho desenvolvido: “Estudos limnológicos em corpos de água doce são necessários para se conhecer a diversidade e abundância dos organismos aquáticos e as características físicas e químicas destes ambientes.”

De acordo com o grupo de pesquisa, formado por cinco docentes, um técnico-administrativo e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversos cursos da UNIFAL-MG, sob a coordenação da professora Maria José, os sistemas como córregos, rios, lagos e reservatórios têm sofrido alterações resultantes das atividades da ação do ser humano sobre o meio ambiente nas bacias hidrográficas, o que causa a deterioração da qualidade da água e alteração destes ecossistemas aquáticos. 

“Com esses estudos pode-se fazer um diagnóstico da situação desses ambientes e fornecer subsídios para que medidas de preservação e de manejo sejam tomadas”, argumenta a coordenadora.

O evento vai acontecer no Hotel Náutico de Fama e as inscrições estão disponíveis aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...