Pular para o conteúdo principal

TORRADOR DE CAFÉ PORTÁTIL DESENVOLVIDO NO POLO EMBRAPII DO IFSULDEMINAS JÁ SE DESTACA

Projeto desenvolvido garante qualidade na torra de cafés especiais de forma econômica e versátil para uso doméstico

A máquina portátil e compacta para torrar café e outros grãos foi criada a partir da parceria firmada entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do Polo de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii - Agroindústria do Café), e uma empresa pública ligada ao setor industrial cafeeiro. 

Lançada em maio de 2019, ela foi desenvolvida em seis meses e atende a produtores de café, cafeterias e demais estabelecimentos comerciais, que demandam máquinas de porte pequeno, menor custo e fácil manuseio e que consumam pouca energia elétrica.

O torrador totalmente elétrico, portátil e controlado por meios eletrônicos já está sendo comercializado e tem capacidade de realizar até 40 torras diárias. A máquina foi apresentada em maio deste ano na Expocafé, na cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, e no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, neste mês de junho. 

Confira abaixo a apresentação do torrador feita por um dos bolsistas do projeto, o estudante do IFSULDEMINAS, Matheus Pereira Machado, no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.


A seguir, assista à reportagem da TV Poços sobre o torrador de café portátil, com entrevista do coordenador do projeto e diretor do Polo de Inovação Embrapii, professor Leandro Carlos Paiva.


Como ser parceiro?
As ideias da iniciativa privada, dos pesquisadores do IFSULDEMINAS ou de pesquisadores externos são submetidas ao Polo. Se aprovadas, os recursos para a pesquisa e desenvolvimento do projeto vêm da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da própria empresa parceira. 

O IFSULDEMINAS fica responsável pela contrapartida não financeira, como a disponibilização da infraestrutura e dos docentes e discentes para a realização das pesquisas, monitoramento e acompanhamento dos projetos. 

O Polo de Inovação Embrapii - Agroindústria do Café está localizado no Campus Machado, no Centro de Excelência em Cafeicultura, com o apoio e integração dos demais campi do IFSULDEMINAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...