Pular para o conteúdo principal

CAMPOS GERAIS: COOPERCAM INTEGRA PROGRAMA PRÓ MANANCIAIS DA COPASA

Cooperativa planta 5 mil mudas de árvores nativas para doar ao programa
Coopercam: 5 mil mudas de árvores para o Pró Mananciais 

Que o meio ambiente precisa de cuidados não é novidade para ninguém. No mundo todo, entidades, ONGs e pessoas gritam por socorro, em uma ação desesperada para que o planeta terra seja salvo do desmatamento, da poluição, do lixo e, principalmente, do descaso.

Em meio ao caos, no entanto, muitas ações têm sido implantadas para reverter – ao menos amenizar – a situação. É o caso da Copasa, empresa estatal de abastecimento de água e saneamento de Minas Gerais, que criou, em 2017, o Programa Pró Mananciais.

De acordo com a Copasa, o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela companhia. Entre as ações do Programa, estão o cercamento de nascentes e áreas de proteção permanente, o plantio de mudas nativas em Mata Ciliar e a construção de bacias de contenção de enxurradas (bolsões).


Para colocar em prática o projeto, a Copasa faz parcerias com prefeituras, empresas, ONGs e entidades interessadas. Em Campos Gerais, a companhia ganhou as parcerias da Prefeitura Municipal, do Sicoob Credcam, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Coopercam. Essas entidades congregam os chamados Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia).

“É obrigação da Coopercam ser parceira de ações em prol do meio ambiente e, por isso, ficamos muito empolgados quando nos foi dada a chance de participar desse projeto. Assim, o Departamento Técnico da cooperativa criou um viveiro de mudas de árvores nativas, que já contém cinco mil pés, e que serão doados ao projeto”, comenta José Eduardo Vanzela, diretor comercial da Coopercam.

Segundo a Copasa, em 2017 e 2018 já foram realizadas as seguintes ações em Campos Gerais: 45 nascentes cercadas, 10,5 mil mudas plantadas, 18 mil metros de cercas implantadas, 80 bolsões construídos e 7 km de estradas recuperadas. Ainda de acordo com relatório do Programa disponível no site da Copasa, essas ações foram realizadas no Ribeirão do Cervo, Ribeirão Santo Antônio e Córrego Engenho da Serra.

“Sei que soa como lugar comum: mas é do futuro que estamos tratando ao cuidar do meio ambiente. E a Coopercam sempre estará pronta para ajudar essa e outras ações socioambientais”, finaliza Vanzela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...