segunda-feira, 8 de julho de 2019

CAMPOS GERAIS: COOPERCAM INTEGRA PROGRAMA PRÓ MANANCIAIS DA COPASA

Cooperativa planta 5 mil mudas de árvores nativas para doar ao programa
Coopercam: 5 mil mudas de árvores para o Pró Mananciais 

Que o meio ambiente precisa de cuidados não é novidade para ninguém. No mundo todo, entidades, ONGs e pessoas gritam por socorro, em uma ação desesperada para que o planeta terra seja salvo do desmatamento, da poluição, do lixo e, principalmente, do descaso.

Em meio ao caos, no entanto, muitas ações têm sido implantadas para reverter – ao menos amenizar – a situação. É o caso da Copasa, empresa estatal de abastecimento de água e saneamento de Minas Gerais, que criou, em 2017, o Programa Pró Mananciais.

De acordo com a Copasa, o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela companhia. Entre as ações do Programa, estão o cercamento de nascentes e áreas de proteção permanente, o plantio de mudas nativas em Mata Ciliar e a construção de bacias de contenção de enxurradas (bolsões).


Para colocar em prática o projeto, a Copasa faz parcerias com prefeituras, empresas, ONGs e entidades interessadas. Em Campos Gerais, a companhia ganhou as parcerias da Prefeitura Municipal, do Sicoob Credcam, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Coopercam. Essas entidades congregam os chamados Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia).

“É obrigação da Coopercam ser parceira de ações em prol do meio ambiente e, por isso, ficamos muito empolgados quando nos foi dada a chance de participar desse projeto. Assim, o Departamento Técnico da cooperativa criou um viveiro de mudas de árvores nativas, que já contém cinco mil pés, e que serão doados ao projeto”, comenta José Eduardo Vanzela, diretor comercial da Coopercam.

Segundo a Copasa, em 2017 e 2018 já foram realizadas as seguintes ações em Campos Gerais: 45 nascentes cercadas, 10,5 mil mudas plantadas, 18 mil metros de cercas implantadas, 80 bolsões construídos e 7 km de estradas recuperadas. Ainda de acordo com relatório do Programa disponível no site da Copasa, essas ações foram realizadas no Ribeirão do Cervo, Ribeirão Santo Antônio e Córrego Engenho da Serra.

“Sei que soa como lugar comum: mas é do futuro que estamos tratando ao cuidar do meio ambiente. E a Coopercam sempre estará pronta para ajudar essa e outras ações socioambientais”, finaliza Vanzela.

Nenhum comentário: