Pular para o conteúdo principal

INVENTÁRIOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO REGIONAL

Às margens da BR-265, sentido Barbacena, a Casa de Pedra foi também relacionada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Desde o começo de 2019, a equipe do Setor de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de São João del-Rei, responsável pelo patrimônio histórico do município, vem coletando dados para a produção de futuros inventário.

O inventário e, posteriormente, um possível tombamento, é um mecanismo de proteção, previsto pela Constituição Federal para que os bens históricos possam ser protegidos e assim receber os devidos cuidados. 

No momento, já foram concluídos 90 tombamentos individuais, 143 inventários e 12 registros em São João del-Rei, em nível municipal, segundo o Decreto 7797 de 29 de novembro de 2018. Esse ano, foi concluído um novo tombamento pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, a quem compete a deliberação de todos os processos de patrimônio. Estão em elaboração 16 novos inventários e 9 registros, em fase de levantamento de dados.

Para que um bem passe pelo processo do inventário cultural, é necessário que a motivação desta proteção especial seja comprovada. Para tal, a pessoa ou grupo interessado em determinado bem deve comprovar o valor histórico, cultural e/ou artístico. Esse pedido deve ser enviado ao Setor de Patrimônio, que irá avaliar se tal bem realmente requer o tipo de proteção que o inventário proporciona.

E não são apenas os patrimônios materiais que passam por este tipo de processo. O patrimônio imaterial também exige proteção (municipal ou estadual) para que tradições e marcos da cultura local não se percam. 

Um exemplo é o grupo de Congado do distrito de São Gonçalo do Amarante de São João del-Rei que foi inventariado em 2018, o primeiro bem imaterial da cidade a passar pelo processo. Outros grupos da cidade também estão sendo visados para passarem pelo mesmo processo, como o grupo de folia Embaixada Santa. 

Os registros previstos para este ano contemplam corporações musicais e a culinária local, que também podem tornar-se patrimônio cultural em um futuro próximo.

Em relação ao Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), que pode ser revertido ao setor cultural, o peso dos inventários funciona no quadro II-A (que contém os mecanismos de preservação e salvaguarda do patrimônio), da deliberação normativa, perfazendo dois pontos.

Os processos de inventários e relatórios técnicos elaborados pelo Setor de Patrimônio se concluem com a aprovação e validação pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho