quinta-feira, 8 de agosto de 2019

PRIMEIRO STARTUP WEEKEND DE ANGOLA FOI PROMOVIDO POR ESTUDANTES DO INATEL

Daniel Quiteque (à esquerda) e Cláudio Gonçalves, os alunos empreendedores que levaram conhecimentos do Inatel para inovar em seu país

Dois engenheiros angolanos formados no Instituo Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, após anos de experiências com os programas de empreendedorismo da Instituição, inovaram com o primeiro evento voltado para Startups em seu país de origem. 

A redução do desemprego é um dos objetivos dos organizadores, Daniel Quiteque (Mestrando no Inatel) e Cláudio Gonçalves (ex-aluno), ao se lançarem em busca de ações de incentivo para novas empresas.

O Startup Weekend é um movimento global que transforma ideias em negócios e já passou por 150 países. Foi uma realização inédita para o segmento em Angola e alcançou tanto um grande envolvimento do público, quanto repercussão na mídia, com a apresentação de projetos com potencial e pitchs interessantes, entre os dias 19 e 21 de julho.

Tudo começou em 2014, em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, quando o grupo de Angolanos que estudava no Inatel iniciou um encontro quinzenal batizado de Café de Empreendedores. Nos bate-papos eram discutidos projetos que poderiam ser implantados em sua terra natal com a volta dos estudantes já graduados.

Durante a estadia na faculdade, os alunos participaram de vários programas institucionais como a Empresa Júnior, cursos de Design Thinking, além da vivência em uma startup na Incubadora de Empresas. 

“Toda a experiência que adquirimos no ambiente do Inatel ofereceu gabarito e energia para que viéssemos pra cá e construíssemos um ecossistema de empreendedorismo, que hoje está crescendo” afirma o engenheiro de Telecomunicações, Daniel Quiteque, hoje mestrando no Instituto.

O evento Startup Weekend, foi organizado por voluntários e teve resultados excelentes, inclusive para os participantes, que receberam mentoria para continuar com seus projetos, além de bolsas aos vencedores para participação no programa de aceleração Founder Institute Luanda (https://fi.co). A Organização sem fins lucrativos da Startup Weekend também promove a incubação e aceleração desses pequenos empreendedores iniciantes para desenvolvimento e manutenção no mercado.

Empreendedorismo em Angola
Jovens angolanos têm procurado o empreendedorismo não somente como forma de crescimento profissional, mas realmente de sobrevivência. Após o pontapé inicial da Startup Weekend já está prevista a primeira edição da Feira do Empreendedor em setembro de 2019.

Sobre o Startup Weekend 
Organização americana sem fins lucrativos, que tem como missão educar e promover o empreendedorismo local através de eventos de empreendedorismo prático onde pessoas com diferentes competências se juntam para formar equipes e criar startups em 54h.

Nenhum comentário: