Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO STARTUP WEEKEND DE ANGOLA FOI PROMOVIDO POR ESTUDANTES DO INATEL

Daniel Quiteque (à esquerda) e Cláudio Gonçalves, os alunos empreendedores que levaram conhecimentos do Inatel para inovar em seu país

Dois engenheiros angolanos formados no Instituo Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, após anos de experiências com os programas de empreendedorismo da Instituição, inovaram com o primeiro evento voltado para Startups em seu país de origem. 

A redução do desemprego é um dos objetivos dos organizadores, Daniel Quiteque (Mestrando no Inatel) e Cláudio Gonçalves (ex-aluno), ao se lançarem em busca de ações de incentivo para novas empresas.

O Startup Weekend é um movimento global que transforma ideias em negócios e já passou por 150 países. Foi uma realização inédita para o segmento em Angola e alcançou tanto um grande envolvimento do público, quanto repercussão na mídia, com a apresentação de projetos com potencial e pitchs interessantes, entre os dias 19 e 21 de julho.

Tudo começou em 2014, em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, quando o grupo de Angolanos que estudava no Inatel iniciou um encontro quinzenal batizado de Café de Empreendedores. Nos bate-papos eram discutidos projetos que poderiam ser implantados em sua terra natal com a volta dos estudantes já graduados.

Durante a estadia na faculdade, os alunos participaram de vários programas institucionais como a Empresa Júnior, cursos de Design Thinking, além da vivência em uma startup na Incubadora de Empresas. 

“Toda a experiência que adquirimos no ambiente do Inatel ofereceu gabarito e energia para que viéssemos pra cá e construíssemos um ecossistema de empreendedorismo, que hoje está crescendo” afirma o engenheiro de Telecomunicações, Daniel Quiteque, hoje mestrando no Instituto.

O evento Startup Weekend, foi organizado por voluntários e teve resultados excelentes, inclusive para os participantes, que receberam mentoria para continuar com seus projetos, além de bolsas aos vencedores para participação no programa de aceleração Founder Institute Luanda (https://fi.co). A Organização sem fins lucrativos da Startup Weekend também promove a incubação e aceleração desses pequenos empreendedores iniciantes para desenvolvimento e manutenção no mercado.

Empreendedorismo em Angola
Jovens angolanos têm procurado o empreendedorismo não somente como forma de crescimento profissional, mas realmente de sobrevivência. Após o pontapé inicial da Startup Weekend já está prevista a primeira edição da Feira do Empreendedor em setembro de 2019.

Sobre o Startup Weekend 
Organização americana sem fins lucrativos, que tem como missão educar e promover o empreendedorismo local através de eventos de empreendedorismo prático onde pessoas com diferentes competências se juntam para formar equipes e criar startups em 54h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...