Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO STARTUP WEEKEND DE ANGOLA FOI PROMOVIDO POR ESTUDANTES DO INATEL

Daniel Quiteque (à esquerda) e Cláudio Gonçalves, os alunos empreendedores que levaram conhecimentos do Inatel para inovar em seu país

Dois engenheiros angolanos formados no Instituo Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, após anos de experiências com os programas de empreendedorismo da Instituição, inovaram com o primeiro evento voltado para Startups em seu país de origem. 

A redução do desemprego é um dos objetivos dos organizadores, Daniel Quiteque (Mestrando no Inatel) e Cláudio Gonçalves (ex-aluno), ao se lançarem em busca de ações de incentivo para novas empresas.

O Startup Weekend é um movimento global que transforma ideias em negócios e já passou por 150 países. Foi uma realização inédita para o segmento em Angola e alcançou tanto um grande envolvimento do público, quanto repercussão na mídia, com a apresentação de projetos com potencial e pitchs interessantes, entre os dias 19 e 21 de julho.

Tudo começou em 2014, em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, quando o grupo de Angolanos que estudava no Inatel iniciou um encontro quinzenal batizado de Café de Empreendedores. Nos bate-papos eram discutidos projetos que poderiam ser implantados em sua terra natal com a volta dos estudantes já graduados.

Durante a estadia na faculdade, os alunos participaram de vários programas institucionais como a Empresa Júnior, cursos de Design Thinking, além da vivência em uma startup na Incubadora de Empresas. 

“Toda a experiência que adquirimos no ambiente do Inatel ofereceu gabarito e energia para que viéssemos pra cá e construíssemos um ecossistema de empreendedorismo, que hoje está crescendo” afirma o engenheiro de Telecomunicações, Daniel Quiteque, hoje mestrando no Instituto.

O evento Startup Weekend, foi organizado por voluntários e teve resultados excelentes, inclusive para os participantes, que receberam mentoria para continuar com seus projetos, além de bolsas aos vencedores para participação no programa de aceleração Founder Institute Luanda (https://fi.co). A Organização sem fins lucrativos da Startup Weekend também promove a incubação e aceleração desses pequenos empreendedores iniciantes para desenvolvimento e manutenção no mercado.

Empreendedorismo em Angola
Jovens angolanos têm procurado o empreendedorismo não somente como forma de crescimento profissional, mas realmente de sobrevivência. Após o pontapé inicial da Startup Weekend já está prevista a primeira edição da Feira do Empreendedor em setembro de 2019.

Sobre o Startup Weekend 
Organização americana sem fins lucrativos, que tem como missão educar e promover o empreendedorismo local através de eventos de empreendedorismo prático onde pessoas com diferentes competências se juntam para formar equipes e criar startups em 54h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho