terça-feira, 24 de setembro de 2019

APÓS BURLAR REGRAS, 6 CONTEMPLADOS PERDEM SUAS CASAS NO MONTE VERDE, EM GUAXUPÉ

Famílias que aguardavam na lista de espera agora são as novas proprietárias dos imóveis

Em março do ano passado a prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas, fez a entrega de 180 casas do Residencial Monte Verde aos contemplados no sorteio. Após denúncias e apurações, 6 famílias acabaram devolvendor as casas que ganharam, uma vez que ficou constatado que burlaram os procedimentos, como por exemplo, aluguel ilegal do imóvel. 

Novas famílias, que aguardavam na lista de espera, foram convocadas, receberam e puderam ocupar as suas casas.

De acordo com Claudinei Vitor, secretário municipal de Desenvolvimento Social, pasta responsável por fazer o cadastro, sorteio e entrega das casas aos contemplados, as regras do “Minha Casa, Minha Vida” são bastante claras e não permitem que as pessoas tentem qualquer tipo de manipulação ou irregularidade.

“O Programa é bastante claro. É dar moradia para quem precisa, de fato, de moradia. Infelizmente, algumas pessoas apresentaram documentação, passou pelo sorteio e quando contempladas com as casas, acabaram alugando, já que possuíam outra para morar. Isso o Minha Casa, Minha Vida não permite e, portanto, essas pessoas acabaram perdendo a casa e passamos para aquelas que estavam na lista de espera”, explicou.

Claudinei ressaltou ainda outros motivos que levaram as famílias a terem que passar sua casa para quem estava na lista de espera: “Dados conflituosos em desacordo com a informação do cadastro. Como por exemplo: encontramos companheiro quando informava estado civil solteiro, possuidores de casas ou lotes com contrato informal (contrato de gaveta) e pessoas que não pagaram as parcelas”, concluiu.

Transparência no Processo
Segundo o secretário Claudinei Vitor, o processo é feito de maneira transparente, podendo ser acompanhado por todos, desde a inscrição, à divulgação dos nomes aptos, sorteios e entrega das casas: “Prezamos por fazer o processo na maior transparência e não admitiremos que documentação falsa ou qualquer coisa deste tipo. As casas foram construídas para quem realmente tem necessidade de uma casa própria e está no CadÚnico do Social. Uma forma de dar dignidade a esta pessoa ou família.

Vale Verde – 279 casas
Claudinei aproveitou para reforçar que o mesmo poderá acontecer com aquelas pessoas que omitirem informações ou burlarem as regras para tentar uma das 279 casas que estão sendo construídas no Vale Verde.

“A nossa previsão seria que agora em setembro conseguiríamos divulgar a lista dos aptos ao sorteio. Mas, devido a pessoas que estão com o cadastro irregular, mudou de endereço ou que a equipe técnica está para fazer a visita com a finalidade de verificar a veracidade das informações, a divulgação ficará para meados de outubro e o sorteio em novembro”, disse o secretário.

com assessoria

Nenhum comentário: