Pular para o conteúdo principal

COMTUR APROVA DELIBERAÇÃO SOBRE ATRATIVOS NATURAIS DE CARRANCAS

Medidas foram tomadas para manter o bem estar dos visitantes
Belezas naturais de Carrancas são famosas e atraem diversas pessoas, assim como artistas

Carrancas, no Sul de Minas, está mudando a forma como a gestão dos atrativos acontece. Desde o Programa Municipal de Ecoturismo, que vai definir capacidades de carga para os Complexos Turísticos, até as boas práticas nas cachoeiras. A cidade caminha para um turismo ordenado, visando garantir ao turista uma experiência única com o local.

Em fevereiro de 2019 o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) deliberou sobre as normas de conduta e boas práticas para garantir um turismo sustentável em Carrancas. Muito antes de a cidade se tornar conhecidas nas novelas, já existia a preocupação no que se diz respeito com o comportamento dos turistas nas cachoeiras. E no último verão (2018) a cidade se viu lotada, com sua rede hoteleira completamente esgotada, assim como seus atrativos naturais.

A deliberação 
Churrasco, cerveja, animais domésticos... tudo isso fazia parte da rotina de muitos dos visitantes dos atrativos naturais de Carrancas. Com a deliberação 001/2019 do COMTUR essas realidades vão mudar, uma vez que essas práticas não serão mais permitidas, garantindo, assim, a preservação ambiental, a segurança e o bem-estar de todos que frequentam esses locais.

O mesmo se aplica à entrada de pessoas portando caixas térmicas, coolers e demais tipos de armazenamento de bebida alcoólica nos atrativos. Só será permitido o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes dos atrativos, movimentando a economia local.

O comércio ambulante também fica proibido, assim como o acampamento e fogueiras em locais que nãos sejam destinados para as atividades. Motorhomes, e semelhantes, também estão incluídos na deliberação, sendo necessário que o veículo busque um camping adequado para esta modalidade. 

O ideal é que o visitante se informe no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), nos receptivos turísticos e na rede hoteleira da cidade, que já está sendo informada, desde fevereiro.

Programa Municipal de Ecoturismo de Carrancas
Além da deliberação do COMTUR, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente também tem trabalhado para que o turismo de Carrancas seja mais ordenado e sustentável. Em maio deste ano foi lançado o Programa Municipal de Ecoturismo.

O projeto é uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e tem como objetivo identificar os potenciais e limites de cada atrativo natural que está incluído na primeira fase. Ao final de cada análise, será apresentado um plano de manejo para cada local, com as capacidades de carga que cada atrativo suporta. Também está em fase de estudos o desenvolvimento de um sistema eletrônico, aonde o visitante poderá reservar seu passeio, sempre respeitando a quantidade de pessoas que cada atrativo natural possui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...