segunda-feira, 2 de setembro de 2019

FEIRA LIVRE DE ALFENAS É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO


A Feira Livre de Alfenas, no Sul de Minas, acaba de ser registrada como bem de natureza imaterial da cidade, sendo cumprida mais uma etapa do processo de tombamento cultural, iniciado em outubro de 2017. O parecer favorável ao tombamento foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em 29 de abril do ano passado. 

A abertura do registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial é uma ação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas (COMDEPA), em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC).

O ato de assinatura aconteceu no último dia 25, na Feira Livre de Alfenas pelo prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), por meio do Decreto Nº 2.383 de 22 de agosto de 2019, que registra o bem imaterial como patrimônio histórico e cultural do município. Durante a solenidade foi prestada uma homenagem à família da professora "Dona Yvonne Martins", que a partir desse ato, a Feira Livre passa a ter o seu nome.

Estiveram presentes Lilian Mara de Castro Azevedo, atual presidente do COMDEPA; Tani Rose, secretária de Educação e Cultura; João Esteves Martins, irmão da homenageada Yvonne Martins; Isabel Cristina de Carvalho, presidente da Feira de Artesanato da Praça Getúlio Vargas; Guilherme Fernandes Gomes, presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA); Vitor Marques Borges, criador intelectual da marca AFFLA; professora Luciana Menezes de Carvalho, representando a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); feirantes e público em geral.

Segundo o prefeito Luizinho, a feira livre levou 50 anos pra chegar a esse formato, pela vontade popular, ninguém esteve aqui fez um projeto que a feira vai ser assim ... “Ela foi se construindo, moldando, ela foi se customizando com a vontade do povo. Então, a feira é a vontade, e ela está adaptada à vontade das pessoas, a cultura das pessoas, por isso, ela tem que ser registrada e tombada, pra ser do jeito que o povo quer que seja a Feira”, descreveu o prefeito.

De acordo com o presidente da AFFLA Guilherme Mendes, a feira atualmente possui cerca de 450 barracas que gera em torno de 900 a 2000 empregos, e mais de 20.000 pessoas passam pelo local, gerando renda e serviços, o que faz crescer ainda mais a economia do município.

Com o documento assinado dá o reconhecimento definitivo de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas. Com o tombamento como bem cultural, a identidade da feira livre de Alfenas, que tem aproximadamente 60 anos de existência, fica protegida e não poderá ser mais deslocada para outro local.

Origens da feira livre em Alfenas e sua diversidade
A Feira Livre de Alfenas surgiu por volta de 1960, de acordo com relatos de seus frequentadores e comerciantes. Sua importância e função durante esses anos sofreram modificações como mudança de local, quantidade de bancas de produtos e houve um processo de valorização com o tombamento como patrimônio cultural do município.

Nenhum comentário: