Pular para o conteúdo principal

FEIRA LIVRE DE ALFENAS É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO


A Feira Livre de Alfenas, no Sul de Minas, acaba de ser registrada como bem de natureza imaterial da cidade, sendo cumprida mais uma etapa do processo de tombamento cultural, iniciado em outubro de 2017. O parecer favorável ao tombamento foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em 29 de abril do ano passado. 

A abertura do registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial é uma ação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas (COMDEPA), em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC).

O ato de assinatura aconteceu no último dia 25, na Feira Livre de Alfenas pelo prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), por meio do Decreto Nº 2.383 de 22 de agosto de 2019, que registra o bem imaterial como patrimônio histórico e cultural do município. Durante a solenidade foi prestada uma homenagem à família da professora "Dona Yvonne Martins", que a partir desse ato, a Feira Livre passa a ter o seu nome.

Estiveram presentes Lilian Mara de Castro Azevedo, atual presidente do COMDEPA; Tani Rose, secretária de Educação e Cultura; João Esteves Martins, irmão da homenageada Yvonne Martins; Isabel Cristina de Carvalho, presidente da Feira de Artesanato da Praça Getúlio Vargas; Guilherme Fernandes Gomes, presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA); Vitor Marques Borges, criador intelectual da marca AFFLA; professora Luciana Menezes de Carvalho, representando a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); feirantes e público em geral.

Segundo o prefeito Luizinho, a feira livre levou 50 anos pra chegar a esse formato, pela vontade popular, ninguém esteve aqui fez um projeto que a feira vai ser assim ... “Ela foi se construindo, moldando, ela foi se customizando com a vontade do povo. Então, a feira é a vontade, e ela está adaptada à vontade das pessoas, a cultura das pessoas, por isso, ela tem que ser registrada e tombada, pra ser do jeito que o povo quer que seja a Feira”, descreveu o prefeito.

De acordo com o presidente da AFFLA Guilherme Mendes, a feira atualmente possui cerca de 450 barracas que gera em torno de 900 a 2000 empregos, e mais de 20.000 pessoas passam pelo local, gerando renda e serviços, o que faz crescer ainda mais a economia do município.

Com o documento assinado dá o reconhecimento definitivo de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas. Com o tombamento como bem cultural, a identidade da feira livre de Alfenas, que tem aproximadamente 60 anos de existência, fica protegida e não poderá ser mais deslocada para outro local.

Origens da feira livre em Alfenas e sua diversidade
A Feira Livre de Alfenas surgiu por volta de 1960, de acordo com relatos de seus frequentadores e comerciantes. Sua importância e função durante esses anos sofreram modificações como mudança de local, quantidade de bancas de produtos e houve um processo de valorização com o tombamento como patrimônio cultural do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.