Pular para o conteúdo principal

FEIRA LIVRE DE ALFENAS É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO


A Feira Livre de Alfenas, no Sul de Minas, acaba de ser registrada como bem de natureza imaterial da cidade, sendo cumprida mais uma etapa do processo de tombamento cultural, iniciado em outubro de 2017. O parecer favorável ao tombamento foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em 29 de abril do ano passado. 

A abertura do registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial é uma ação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas (COMDEPA), em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC).

O ato de assinatura aconteceu no último dia 25, na Feira Livre de Alfenas pelo prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), por meio do Decreto Nº 2.383 de 22 de agosto de 2019, que registra o bem imaterial como patrimônio histórico e cultural do município. Durante a solenidade foi prestada uma homenagem à família da professora "Dona Yvonne Martins", que a partir desse ato, a Feira Livre passa a ter o seu nome.

Estiveram presentes Lilian Mara de Castro Azevedo, atual presidente do COMDEPA; Tani Rose, secretária de Educação e Cultura; João Esteves Martins, irmão da homenageada Yvonne Martins; Isabel Cristina de Carvalho, presidente da Feira de Artesanato da Praça Getúlio Vargas; Guilherme Fernandes Gomes, presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA); Vitor Marques Borges, criador intelectual da marca AFFLA; professora Luciana Menezes de Carvalho, representando a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); feirantes e público em geral.

Segundo o prefeito Luizinho, a feira livre levou 50 anos pra chegar a esse formato, pela vontade popular, ninguém esteve aqui fez um projeto que a feira vai ser assim ... “Ela foi se construindo, moldando, ela foi se customizando com a vontade do povo. Então, a feira é a vontade, e ela está adaptada à vontade das pessoas, a cultura das pessoas, por isso, ela tem que ser registrada e tombada, pra ser do jeito que o povo quer que seja a Feira”, descreveu o prefeito.

De acordo com o presidente da AFFLA Guilherme Mendes, a feira atualmente possui cerca de 450 barracas que gera em torno de 900 a 2000 empregos, e mais de 20.000 pessoas passam pelo local, gerando renda e serviços, o que faz crescer ainda mais a economia do município.

Com o documento assinado dá o reconhecimento definitivo de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas. Com o tombamento como bem cultural, a identidade da feira livre de Alfenas, que tem aproximadamente 60 anos de existência, fica protegida e não poderá ser mais deslocada para outro local.

Origens da feira livre em Alfenas e sua diversidade
A Feira Livre de Alfenas surgiu por volta de 1960, de acordo com relatos de seus frequentadores e comerciantes. Sua importância e função durante esses anos sofreram modificações como mudança de local, quantidade de bancas de produtos e houve um processo de valorização com o tombamento como patrimônio cultural do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho