sexta-feira, 20 de setembro de 2019

RESTAURAÇÃO DA CASA DO BARÃO VAI CUSTAR R$208 MIL

As obras de restauro começam nos próximos dias

A prefeitura anunciou para os próximos dias o início das obras de restauração da Casa do Barão, construída no século 19, localizada na rua Padre José Maria Xavier, 174, a antiga Rua da Prata, uma das mais antigas vias de São João del-Rei, nas Vertentes.

Parte dos mais expressivos conjuntos arquitetônicos coloniais de Minas Gerais, a edificação está a poucos metros da Praça Frei Orlando, onde ficam a igreja de São Francisco de Assis, monumento barroco do século 18, a Casa de Bárbara Heliodora, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Academia São-Joanense de Letras e uma das capelas dos Passos da Paixão, que retrata a via-sacra de Jesus Cristo.

A obra tem previsão de quatro meses e será executada pela Construtora Souza e Lage, da vizinha cidade de Ritápolis, que venceu a licitação. O custo será de R$ 208 mil , com recursos do ICMS Cultural do governo de Minas. O projeto é do arquiteto José Baccarini, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Ruth Viegas, presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, informou que, depois de pronto o restauro, que teve aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Casa do Barão será sede do Conselho e do Museu Tomé Portes Del Rei. Haverá também salas para exposições diversas.

Único Barão
Primeiro e único Barão de São João del-Rei, Eduardo Ernesto Pereira da Silva recebeu o título por decreto imperial em 3 de setembro de 1871. Não tem registro civil da data de seu nascimento mas ele foi batizado no dia 6 de fevereiro de 1825 na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, hoje Catedral-Basílica. Faleceu em 30 de junho de 1881 e sepultado no cemitério da Igreja de São Francisco de Assis.

Formado em Medicina no Rio de Janeiro, exerceu em sua profissão o cargo de Provedor da Santa Casa de Misericórdia na antiga capital do império. Em São João del-Rei, foi presidente da Filarmônica São-Joanense, lecionou Filosofia Racional, Moral e Princípios de Direito e frequentou diversas irmandades religiosas. Foi também Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa. Em seu sobrado, por duas vezes hospedou-se o Imperador Dom Pedro II.

Nenhum comentário: